Massa fresca: prepare em casa, pergunte-nos como

Massa fresca: prepare em casa, pergunte-nos como
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de fevereiro de 2016


Se tem um ingrediente que é curinga nessa vida corrida das cidades, a gente ousa dizer que é o macarrão. Ferveu a água, escorreu, passou na manteiga, tá pronto! Salva qualquer refeição.

Agora, se tem uma preparação que é artesanal, lindamente demorada, gostosa que só ela… Olha que ironia: é a massa fresca. Gosta da ideia? Se sim, siga conosco, pois nesta semana você vai aprender a preparar massa em casa, no melhor estilo família italiana – é comum que eles se juntem para preparar a massa fresca em dias de comemoração, ou num domingo qualquer. É uma tradição que mais parece um ritual, e é assim que a receita é transmitida para as gerações mais novas.

Bem, mas quais são as vantagens sobre a massa seca, aquela que a gente compra em saquinhos ou caixinhas no supermercado? A gente responde na lata: é mais saborosa, cozinha mais rápido e pega melhor o sabor do molho. No mais, sai mais barato – e a preparação é praticamente uma terapia. Sem contar que você precisa de apenas três ingredientes e três utensílios: farinha de trigo, ovos e sal; tigela, rolo de macarrão e faca.

Mão na massa
Agora basta ter uma bancada para trabalhar. É possível que você, já na primeira investida, demore coisa de duas horas entre começar a preparar e servir. Os passos são: fazer a massa, descansar por 30 minutos (a massa, não você, oras!), cortar e cozinhar. Nesta semana, a gente ainda mostra como secar a massa, para guardar por alguns dias sem que os fios grudem.

Quem ama cozinhar, vai adorar – e adotar – essa ideia! E pode, depois, investir no utensílio que quiser, porque não faltam opções: máquina de abrir e cortar massa, varal de secar massa, fôrmas de ravioli, cortadores de todos os formatos. Mas, acredite, para começar, você só precisa gostar de cozinhar (bem, se você chegou até esta linha do texto… É porque gosta, assuma, assuma).

Separe os ingredientes e utensílios porque amanhã é dia de preparar a massa! Não perca as postagens do blog nos dias que seguem.

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani