O Livro das Conservas

O Livro das Conservas
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de agosto de 2014


Quem quer se aprofundar no tema conservas, compotas e geleias vai gostar de O Livro das Conservas – deliciosas receitas de compotas, geleias, chutneys e picles (Publifolha). O livro da autora Lynda Brown é um ótimo guia: além de receitas incríveis, tem dicas fundamentais para quem está disposto a se aventurar pelo mundo dos potinhos.

A autora apresenta métodos que ajudam a interromper ou desacelerar a deterioração dos alimentos e a proliferação de micro-organismos, para que os produtos possam ser consumidos de maneira segura. Como a ideia é realizar uma produção caseira, vale conhecer sobre os conservantes naturais, como o sal, açúcar, azeites e gorduras, álcool e vinagre.

Para quem se interessa pelo tema e quer colocar as receitas em prática, Lynda Brown indica os utensílios indispensáveis, como coador de tecido, funil comprido, termômetro, panela de aço inoxidável para conservas, garrafão, câmaras de ar e sifão. Além de apresentar recipientes adequados para o armazenamento e técnicas para a realizar a higiene correta.

No início de cada capítulo, há uma apresentação dos melhores produtos para cada tipo de preparação, como os melhores alimentos para fazer chutneys, conservas em azeite, defumar. E é claro que há uma série de receitas, como conserva de amora e maçã, geleia de limão, chutney de abobrinha e tomate, picles picantes de beterraba, refresco de hortelã – para todos os gostos.

Foto: Ricardo Toscani