#PanelinhaDiaDasMaes: a receita da torta de palmito

#PanelinhaDiaDasMaes: a receita da torta de palmito
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de abril de 2016


Olha lá ela lá! Esta é a torta de palmito caseira que é símbolo do especial #PanelinhaDiaDasMães – uma belezura, de pele dourada, com pinta de perfumada (não é só pinta, não). Por que esta receita é digna de festa? Por uma porção de razões: o palmito é fresco; a massa é fina, levemente crocante por fora e macia por dentro; o topo é cuidadosamente decorado; na hora de ir para a mesa, ainda ganha arranjo de flores. O motivo mais importante é que esta torta terá sido feita pela família inteira, reunida na cozinha no Dia das Mães – convite que motiva todo este especial.

A receita da torta de palmito tem o passo a passo superbem explicado. Você vai ver que a massa é pá pum: fica pronta rapidinho e pode ser feita com até três dias de antecedência – mas precisa ficar guardada na geladeira até o momento certo de usar.

O refogado de palmito também é fácil de fazer e pode, igualmente, ficar na geladeira por até três dias, caso você prefira preparar a torta em etapas. Leva palmito pupunha fresco, ervilha fresca (compre congelada, é ingrediente curinga para ter sempre à mão!), tomate, cebola, alho, salsinha. O segredo para obter uma textura de recheio bem cremosa é polvilhar farinha de trigo antes de adicionar o leite, e o truque para que o recheio não cozinhe a massa antes mesmo de ir para o forno é esperar o preparo esfriar um pouco – com planejamento e sem pressa, vale? Uma bela maneira de organizar a produção é começar pelo recheio e depois fazer a massa. Quando ela estiver pronta, o recheio já terá esfriado.

Pode usar palmito em conserva? Pode, claro. Mas o sabor não será o mesmo: ele contém mais sal e a textura é menos firme. Se você repetiu a vida toda que não gostava de palmito, deveria provar esta versão – quem avisa, amigo é. Falando nisso, não esquece da fôrma de fundo removível, sim? A torta da foto foi assada numa de 25 cm. Decorar é difícil? É nada! Se você não tiver carretilha, use um cortador de pizza. Tem vídeo explicando o passo a passo da decoração, olha só.





Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani