#PanelinhaDiaDasMaes: torta de banana para a sobremesa (+vídeo)

#PanelinhaDiaDasMaes: torta de banana para a sobremesa (+vídeo)
Compartilhe

Por Pitadas - 18 de abril de 2016


O especial #PanelinhaDiaDasMaes continua! E aí, topou nosso convite? Passar a manhã do domingo preparando uma torta em família vai render memórias boas por muito tempo! Pode ser que vocês não queiram deixar de preparar o prato tradicional da casa para a data – em algumas famílias, tem menu superdefinido! Mas a gente tem a solução (ou melhor: mas a gente é insistente). A torta salgada pode servir de entrada, com salada verde. Ou…

Você pode deixar a brincadeira para a sobremesa, preparando uma torta doce de chorar de boa, como é o caso da torta de banana que você vê na foto.

Parece coisa de desenho animado, mas não é: você pode preparar uma belezura dessas em casa. O recheio cremoso… o que dizer dele? A inspiração foi a doce (ultradoce?) memória daquela tortinha de banana de rede de fast food. Mas aqui é comida de verdade, com ingredientes altamente indicados: banana in natura, açúcar mascavo, canela. Perfumada até dizer chega.

A massa da torta doce tende a ser mais quebradiça porque a proporção entre açúcar e manteiga deixa a mistura mais frágil. Pitada para quem não tem muita prática com esse tipo de preparação: prepare um sanduíche de plástico-massa-plástico (use o saquinho de congelar, cortando as laterais com tesoura). Passe o rolo por cima do plástico, assim ele “segura” a massa. Se for abrir sem usar o truque, não se esqueça de polvilhar farinha na bancada e sobre a massa, à medida que passa o rolo, para evitar que ela quebre.

Sirva em grande estilo: num prato maior, em que caibam a torta e um arranjinho de flores. A trança do topo é opcional. Mas, ah, olha que lindo que fica! Um pouco de paciência e cuidado ajuda. Este vídeo dá uma boa ajuda:



Leia no Blog da Rita
Dia das Mães: dia de cozinhar juntos
Cardápios para tortas salgadas do especial #PanelinhaDiaDasMaes


Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto de Oliveira Jr.