#PanelinhaDiaDasMaes: um para lá, um para cá

#PanelinhaDiaDasMaes: um para lá, um para cá
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de abril de 2016


Quando uma torta caseira veste roupa de festa, ela capricha é na decoração do topo! A torta de palmito, estrela do especial #PanelinhaDiaDasMaes, ganhou até vídeo no canal Panelinha no Youtube por conta disso. A gente quis mostrar, direitinho, como fechar a torta com uma treliça de tiras e tranças. Sofisticado, trabalhoso, mas superpossível.

Canal Panelinha no Youtube: assista ao vídeo que mostra como entrelaçar tiras e tranças de massa na hora de decorar o topo das tortas.

Achou a matemática meio complicada? Isso não é motivo para fazer um fechamento qualquer. Na foto acima – e na animação abaixo – você confere uma segunda decoração, mais simples que a de tranças, mas ainda assim: belíssima. Belérrima!



O entrelaçado pode ser feito com tiras do mesmo tamanho, ou de tamanhos diferentes – você é quem manda. Vale até desenhar diferentes formatos num papel antes de começar a preparar a torta, assim você consegue planejar o “material”. Pitada: a massa da treliça deve ser mais fina do que a massa que é aberta para forrar o fundo da fôrma. Força no rolo!

A borda pede atenção. Use uma colher, um garfo ou mesmo mais massa para cuidar do fechamento da torta nas bordas, assim a apresentação fica mais delicada. E se sobrar massa… Não tem problema nenhum: a gente vai ensinar aqui no especial um jeito de reaproveitar cada pedacinho que sobrar.


Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani