Banner do Blog

#PascoaPanelinha: decore as cascas de ovos!

Imagem do post

Finalmente! Hoje a gente chega à parte da decoração com cascas de ovos, ideia do especial #PascoaPanelinha. Você vai aprender 3 jeitos de decorar as cascas com trabalhos manuais fáceis, divertidos de fazer e, o melhor, com resultado que faz a maior vista! Tem até vídeo no final do post para tirar qualquer dúvida.

Tem acompanhado a semana do Pitadas? A gente mostrou o passo a passo do preparo das cascas de ovos: tirar clara e gema, higienizar e secar garante que o material fique prontinho para ser usado



Metalizado
Rápido e rasteiro: passe um bom jato de spray metalizado – a gente ama cobre, dourado e prateado –, que pode ser comprado em qualquer loja de material de construção. Trabalhe com luvas de borracha e proteja o nariz e a boca com máscara.

Pode ser o ovo inteiro? Pode! Para criar desenhos, corte tiras de fita crepe e cole sobre a superfície da casca, de modo a isolar algumas áreas: valem listrinhas, xadrez ou até uma cruz, como a que foi feita no vídeo. O spray tinge o que não estiver coberto pela fita – e até vaza um pouco sob a fita, o que deixa o resultado menos perfeitinho (a gente adora). Use a base do cartucho de ovos como apoio para trabalhar. Espere meia hora para a superfície tingida secar e depois vire o ovo para aplicar o spray na parte que ainda não foi coberta. Se quiser um acabamento mais uniforme, vale mais uma demão, respeitando o intervalo de meia hora. Deixe secar por 1 dia, em local arejado, e depois retire as fitas para revelar o efeito estampado.

Anilina
Por não ser tóxico, o corante alimentício é o tingimento ideal para fazer os ovinhos recheados com ganache (vai ter receita e modo de preparo aqui, aguarde!). Num pote de vidro, dissolva uma embalagem de corante alimentício líquido em cerca de 200ml de água, assim a cor fica vibrante (a cor? Você escolhe!). Quer facilitar a pintura? Use um batedor de arame para encaixar a casca e mergulhe no pote (o de azeitonas ou palmito, grande e largo, é ótimo pra isso). Deixe tingir por cerca de 15 minutos, girando o batedor ao longo do processo. Se ficar manchado, não se preocupe – ficam lindos assim! Retire com cuidado e chacoalhe levemente para tirar o excesso de líquido que pode ter entrado na cavidade da casca. Apoie sobre o cartucho e deixe secar por 24 horas também, em local arejado.

Craquelê
Os ovos pintados com anilina podem ganhar um segundo tratamento: a “folha de ouro” com efeito craquelado. Depois de secas, elas levam uma demão de verniz mordente, que é encontrado em lojas de pintura e artesanato. Em seguida, aplique uma folha de ouro (não se assuste, como é apenas uma imitação, não custa os olhos da cara, tá?) e, com um pincel largo e macio, dê leves batidinhas para que a folha fixe no verniz e se dissolva parcialmente, criando o efeito desejado. Não se preocupe muito com o acabamento. No fim, é só deixar secar por mais 24 horas para ver prontinho um ovo marmorizado lindo (e que é um luxo de artesanato!).




Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani