Pé de moleque com castanha-de-caju e laranja

Pé de moleque com castanha-de-caju e laranja
Compartilhe

Por Pitadas - 23 de setembro de 2014


É encantador ver o açúcar derretendo na panela, mudando do branco para o dourado, enquanto sobe aquele cheirinho delicioso de caramelo. No pé-de-moleque, ele é fundamental para dar forma a esse doce supertradicional.

Essa é daquelas receitas que cada um faz de um jeito: tem quem use rapadura, leite condensado, caramelo seco, só amendoim. A nossa versão leva amendoim, que é básico, mas tem pitada boa: acrescentar castanha-de-caju cria uma camada de sabor e crocância, e as raspas de laranja garantem um perfume todo especial.

Outra pitada: dá pra embrulhar o doce e oferecer como presente. E também dá pra quebrar em pedaços menores e fazer uma farofa crocante, que vai em cima de sorvetes, bolos e até do pudim.

Pé de moleque com laranja
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 20 minutos para o pé de moleque esfriar

¼ de xícara (chá) de amendoim descascado torrado sem sal
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
raspas de ½ laranja-baía
1 xícara (chá) de açúcar
½ colher (sopa) de óleo para untar

1. Numa tigela, misture o amendoim, a castanha-de-caju e as raspas de laranja.

2. Com uma folha de papel-toalha, unte com o óleo cerca de 20 cm (de diâmetro) de uma superfície de mármore ou de inox bem limpa.

3. Numa panela média (ou frigideira grande), coloque o açúcar e leve ao fogo médio, até derreter completamente e formar um caramelo uniforme – para desfazer os cristais de açúcar e evitar que queime, mexa de vez em quando com uma espátula de silicone.

4. Assim que o caramelo se formar, retire a panela do fogo, misture o amendoim e as sementes e despeje na superfície untada. Caso a mistura endureça antes disso, volte a panela ao fogo apenas para amolecer e aí sim transfira.

5. Deixe esfriar (até endurecer) e retire com uma espátula. Quebre em pedaços com as mãos. Se quiser fazer uma farofa crocante (ou praliné) bata os pedaços no pilão.

6. Conserve em um pote com fechamento hermético. Sirva sozinho ou sobre pudins, tortas, sorvetes e frutas.

Foto: Ricardo Toscani