Presente de Natal: o livro Nu, de Botas

Presente de Natal: o livro Nu, de Botas
Compartilhe

Por Pitadas - 17 de dezembro de 2013


Considerado o grande cronista da nova geração, Antonio Prata lançou em outubro o livro Nu de Botas (Companhia das Letras, 160 páginas), nossa dica de presente de Natal e de leitura de férias.

Antonio, que tem 36 anos, relembra a infância passada nos anos 80 em São Paulo e faz rir (por vezes, rir alto) com a ingenuidade que reencontra em lembranças como as listadas na orelha: "a primeira brincadeira no quintal de casa, os amigos da vila, as férias na praia, o divórcio dos pais, o cometa Halley, os desenhos animados, a primeira paixão, o sexo descoberto nas revistas pornográficas".

Nu, de Botas é, ao mesmo tempo, divertido e profundo e, clichês fora, faz a gente voltar ao passado e rever o nosso lado criança. Quer um exemplo?
"– Se você for sempre reto aqui, sabe aonde chega?
– Aonde?
– Na África.
– Mentira!
– Sério. Meu tio que me contou.". Assim começa o capítulo "África", que conta como ele o pequeno vizinho decidiram, em frente ao mar, atravessar a arrebentação rumo ao continente onde passariam algumas horas vendo leões, rinocerontes e girafas. Curtas frases que, muito provavelmente, você já falou ou ouviu – e um plano perfeito, que você também já deve ter traçado. Perfeito para uma época como o Natal.

Foto: Gilberto Oliveira Jr