Retrospectiva 2014: melhor receita para solteiros

Retrospectiva 2014: melhor receita para solteiros
Compartilhe

Por Pitadas - 15 de janeiro de 2015


Quem está acompanhando a retrospectiva do Pitadas com as melhores receitas para levar para 2015 viu que ontem foi dia de conhecer a melhor receita para um jantarzinho a dois. Hoje a gente vai contemplar quem não está namorando.

Geladeira de solteiro nem sempre está abastecida. Mas alguns itens não faltam na despensa, como o macarrão. Praticidade é um outro fator determinante. Dá preguiça de sujar um monte de panelas e cozinhar só pra você? Acabaram suas desculpas.

A melhor receita para solteiros pode ser feita em uma panela só. O talharim à carbonara, grande vencedor desta categoria, é a prova de que você pode dar adeus ao macarrão instantaneo com tempero pronto.

Assista ao vídeo com o passo a passo da receita

Talharim à carbonara em uma panela só
Tempo de preparo: 15 minutos
Serve: 1 pessoa

Ingredientes
3 ninhos de talharim - cerca de 100 g (ou outra massa longa com ovos)
1/4 xícara (chá) de bacon em cubos (70 g)
1/4 xícara (chá) de vinho branco
1 1/4 xícara (chá) de água
1 pitada de sal
1 ovo caipira
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1. Leve uma panela de inox de 16 cm de diâmetro (com fundo triplo) ao fogo médio, na menor boca do fogão. Junte o bacon e mexa por cerca de 5 minutos, até dourar.

2. Retire metade do bacon e, caso haja excesso de gordura, escorra uma parte, deixando na panela cerca de ½ colher (sopa), além da outra metade do bacon. Assim, você não precisa juntar azeite na preparação.

3. Regue com o vinho e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para soltar os queimadinhos - isso vai garantir sabor ao molho.

4. Em seguida, junte a água, o macarrão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Vá soltando os ninhos com um garfo. Quando a água começar a ferver, pare de mexer e conte 5 minutos.

5. Após esse tempo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo.

6. Enquanto isso, misture bem o ovo com o parmesão numa tigelinha.

7. Desligue o fogo e junte imediatamente a mistura de ovo com queijo. Mexa delicadamente - o ovo vai cozinhar apenas com o calor da panela de inox. Transfira para um prato, finalize com o bacon reservado e mais pimenta-do-reino moída na hora.


Foto: Editora Panelinha