Retrospectiva 2014: melhor receita para um jantar a dois

Retrospectiva 2014: melhor receita para um jantar a dois
Compartilhe

Por Pitadas - 14 de janeiro de 2015


Um jantarzinho romântico pede cardápio especial. E na retrospectiva do Pitadas, com as melhores receitas para levar para 2015, a gente vai conhecer hoje a melhor receita para servir numa ocasião à dois. Pode ser Dia dos Namorados, início de romance e até mesmo para dar aquela esquentadinha na relação. O que importa é caprichar.

O preparo eleito nesta categoria é uma entradinha sugerida pela casal Alexandre e Fabio Herchcovitch, os protagonistas do nosso Especial Dia dos Namorados em 2014. Trata-se da burrata com tomates diversos. O prato é uma junção de petiscos: a imbatível burrata, pra comer com chutney de tomate, tomate assado, tomate-cereja fresco e manjericão frito.

Pitada: dá pra iniciar o preparo com três dias de antecedência. Escolha um bom pão italiano, perfeito para acompanhar essas delícias.

Burrata com tomates diversos
Serve: 4 pessoas

Para o chutney de tomate (prepare antes)
Tempo de preparo: 5 minutos + 15 minutos no fogo + 1 hora na geladeira

Ingredientes
6 tomates
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mel
10 folhas de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
1. Numa tábua, corte os tomates em metades, no sentido do comprimento. Divida cada metade em quatro partes e, cada parte em 2 pedaços.

2. Lave e seque as folhas de manjericão. Com as mãos, rasgue grosseiramente as folhas.

3. Numa panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para um pote com tampa e reserve na geladeira.

Para os tomates assados (prepare no dia anterior)
Tempo de preparo: 5 minutos + 45 minutos + 1 hora na geladeira

Ingredientes
4 tomates
5 colheres (sopa) de azeite
1 fio de mel
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 150 ºC (temperatura baixa). Enquanto isso, corte os tomates ao meio, na horizontal (uma metade fica com a parte de cima, a outra, com a de baixo, entendeu?).

2. Unte um refratário médio com 1 colher (sopa) de azeite e posicione as oito metades de tomate com a parte cortada para cima. Regue cada uma com um fio de mel, ½ colher (sopa) de azeite e tempere com sal marinho e pimenta-do-reino moída na hora. Leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos, até murchar. Retire e, quando esfriar, leve à geladeira.

Para o manjericão frito (faça na hora!)
Tempo de preparo: 5 minutos + 5 minutos de fritura

Ingredientes
8 folhas de manjericão fresco
¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
óleo de canola para fritar

Modo de preparo
1. Escolha as maiores e mais bonitas folhas de manjericão. Lave e saque bem.

2. Leve uma panelinha pequena ao fogo baixo com cerca de dois dedos de óleo.

3. Num prato fundo, coloque a farinha de trigo. Transfira as folhas de manjericão e envolva na farinha, até estarem cobertas. Forre um prato com papel-toalha.

4. Quando o óleo estiver morno, leve as folhas de manjericão com uma escumadeira ao óleo e frite rapidamente – cuidado pois o óleo costuma espirrar! Retire e transfira para o prato com papel-toalha.

5. Leve o prato com as folhas fritas ainda quentes para a geladeira. Reserve.

Para a montagem

1 burrata grande
6 tomates-cereja cortados ao meio
6 minitomates amarelos cortados ao meio
6 folhas de manjericão frescas
4 fatias de pão italiano, aquecidas no forno, antes de servir
azeite, sal e pimenta-do-reino moída na hora
os tomates assados
o chutney de tomate
as folhas de manjericão fritas

1. Faça um corte em X no topo da burrata e encaixe algumas folhas de manjericão fritas no corte. Numa tigelinha, misture os tomates-cereja, os minitomates amarelos e as folhas de manjericão, tempere com sal e misture delicadamente.

2. Escolha uma travessa grande e bonita e arrume o tomate assado, o chutney de tomate e os tomatinhos com manjericão. Coloque a burrata com as folhas de manjericão fritas por cima, regue tudo com um generoso fio de azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Sirva a seguir, com as fatias de pão italiano bem quentinhas.

Foto: Ricardo Toscani