Salada de frutas turbinada

Salada de frutas turbinada
Compartilhe

Por Pitadas - 07 de outubro de 2014


Uma boa salada de frutas faz o dia começar melhor e é lanche sucesso do meio da manhã ou da tarde. Escolha as frutas da estação – elas costumam ser mais saborosas, mais baratas e ter menos agrotóxico – corte de maneira que valorize a forma da fruta (morangos ao meio ou em quartos, banana em rodelas, estrelas de carambola, gomos de laranja, barquinhas de maçã!) e turbine sua salada mista com crócs e afins. Como? A gente dá a letra:

Aveia. Pode ser em floco, farelo ou até a farinha. Dá um sabor mais encorpado ao frescor das frutas. Ideal para deixar a salada mais apetitosa em dias mais frios.

Linhaça. Tem a marrom e a dourada. No sabor, não faz muita diferença, mas dá textura crocante e deixa a salada com mais sustança!

Gérmem de trigo. Com a onda da linhaça e da chia, o gérmem de trigo anda meio esquecido. Mas é danado de bom e também dá mais sustança à salada.

Gergelim. Pode ser o branco ou o preto – ou os dois juntos! Deixa a salada mais bonita e dá uma camada de textura e de sabor (dá um tostadinho, "esquenta" um pouco o sabor da salada).

Castanha-de-caju. Quem gosta de castanha-de-caju aí? Dá uma camada extra de sabor e de textura às frutas, pode ser inteira, quebradinha ou até na forma de farinha. Compre sem sal e, se quiser, tempere com especiarias ou, no caso da farinha, com raspinha de laranja!

Amêndoa. Fica chique demais uma salada de frutas com lâminas de amêndoas! E fica mais gostosa também e mais crocante. A amêndoa tem um adocicado natural e, em lâminas, é uma opção de castanha delicada.

Hortelã. Perfuma e deixa a salada de frutas ainda mais refrescante.

Manjericão. Acredite, ele combina super bem com frutas. É um convite para experimentar novas combinações de sabor.

Iogurte, chantilly ou sorvete. Se for no café da manhã, uma colherada de iogurte. Se for de sobremesa, vale chantilly ou sorvete. A intenção é a mesma: dar cremosidade ao conjunto.

Foto: Ricardo Toscani