Salada de macarrão versátil

Compartilhe

Por Pitadas - 26 de janeiro de 2015


Esta semana vamos fazer um exercício de criatividade, topas? Elegemos uma salada de macarrão de vestidinho preto. Oi? Ué, é aquela lógica: é só mudar os acessórios pra transformar o look. Mas não pense que vamos mudar apenas a produção, seja a louça, o guardanapo, os talheres. A ideia aqui é comprovar que, com a adição de alguns ingredientes novos, e outros temperinhos e especiarias, a mesma receita rende pratos totalmente diferentes.

Comecemos com a base, uma salada de macarrão com abobrinha grelhadas. A massa a que escolhemos é o orecchiette, por ser curta, ideal para saladas. Pode ser fusilli? Pode! E penne? Também, porém, seria melhor um farfalle (aquele gravatinha), que não é furado como o penne – esse é ideal para ser servido com molhos.

Hoje ficamos com uma receita mais básica, e bem refrescante, que é o que todos queremos para dias insuportavelmente quentes deste verão. Mas amanhã ele aparece com numa versão italiana... E na quarta, francesa. E vamos complementar com dois ou três temperinhos. Duvida? Então tem que acompanhar!

Pitada do dia
Para facilitar, como hoje tem a receita base, vamos acrescentar apenas uma colherada de queijo cottage. A preparação fica leve, refrescante, ainda assim, vale como prato único.

Prato feito
Tá bom, a gente falou que o exercício seria em relação aos ingredientes. Mas não dá pra deixar de falar da produção. O prato cinza chumbo é da Heloisa Galvão. Ele faz parte da coleção ‘Série Líquida’, feita de porcelana, finíssima.

Receita básica da salada de macarrão
Serve 2 pessoas (generosamente!)

2 xícara (chá) de orecchiette
2 abobrinhas italianas
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto azeite a gosto
cubos de gelo para resfriar o macarrão

1. Cozinhe o macarrão em água salgada, conforme as instruções da embalagem. Escorra a água e transfira a massa para uma tigela com gelo e água para cessar o cozimento. Escorra a água novamente. Regue com um fio de azeite e misture bem para não grudar.

2. Enquanto o macarrão cozinha, lave, seque e corte as pontas das abobrinhas. Divida cada uma ao meio, no sentido do comprimento, e fatie em meias-luas grossas de cerca de 1,5 cm - assim elas ficam crocantes no centro, depois de grelhadas.

3. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, regue com azeite e distribua as abobrinhas, uma ao lado da outra - não coloque todas de uma vez, ou elas vão cozinhar em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe no fogo por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para a travessa do macarrão e misture delicadamente. Repita com todas as fatias, regando sempre a frigideira com azeite.

Para o molho básico
½ xícara (chá) de folhas de hortelã
¼ de xícara (chá) de azeite
1 dente de alho pequeno
½ colher (chá) de sal
raspas de 1 limão
1 colher (sopa) de caldo de limão

1. Lave, seque e pique fino as folhas de hortelã. Transfira para uma tigelinha e cubra com o azeite.

2. No pilão, bata o alho com o sal e misture com a hortelã picadinha.

3. Por último, junte as raspas e o caldo de limão e misture bem.

4. Regue o macarrão com o molho e misture. Mantenha na geladeira até a hora de servir.

Se você leu até aqui vai gostar de saber que na foto do topo, a salada castanha de caju e pimenta rosa: ai, que tropical! Combinação perfumadíssima!

Foto: Editora Panelinha