Saladas incríveis: o segredo está no molho

Saladas incríveis: o segredo está no molho
Compartilhe

Por Pitadas - 05 de setembro de 2016


Se você é adulto e ainda acha um sacrifício comer salada… Será que o problema está no molho? Molho de salada bem feito, generoso, espalhado de maneira uniforme sobre as folhas, torna qualquer vegetal irresistível.

Agora, perceba que você leu “um molho bem feito”, ou seja, nada de molho comprado pronto. Não faz o menor sentido comprar molho pronto. Como diz o professor Carlos Augusto Monteiro neste trecho do episódio 3 do curso Comida de Verdade, o marketing da indústria de alimentos faz a gente acreditar que precisa comprar prontas algumas comidas que são muito fáceis de fazer em casa, como chá com leite.

Molho de salada se encaixa perfeitamente nessa categoria. É só misturar os ingredientes na proporção, misturar bem e está pronto. Nível de dificuldade: zero. Para completar, os ingredientes básicos têm longa data de validade – azeite, vinagre, sal e pimenta-do-reino.

Vamos começar?
Aqui no Pitadas você começa a acompanhar, a partir deste post, um especial que vai ensinar tudo sobre molhos de salada. Entre as receitas, pitadas que vão ajudar a agilizar o processo – que é pra ninguém ter preguiça como desculpa.

Começamos com esta: um pote de vidro com tampa, reutilizado, é o melhor utensílio para preparar molhos (pode ser de azeitona, de geleia – mas tem que esterilizar antes. Se você vai preparar duas porções, escolha um pote pequeno; se vai preparar um saladão, escolha um maior. É nele que os ingredientes vão ser misturados. A consistência da emulsão conta pontos em cada garfada.

Colheres e xícaras medidoras você já tem, né?

Foto: Editora Panelinha