Suspiro intenso

Suspiro intenso
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de agosto de 2013


O suspiro não tem esse nome à toa. Uma coisinha frágil, delicada, leve de tudo, quase como um suspiro de verdade — daqueles que a gente dá quando está apaixonado. E além disso, ainda é caprichoso: apesar de simples, seu preparo exige cuidados como o ponto exato das claras e a temperatura ideal do forno. Tem que estar baixinho, baixinho. É porque o suspiro é muito frágil, sabe? Queima fácil.

Mas tem paixonite que é mais intensa, mesmo frágil. E foi inspirada nesse tipo de paixão que a gente criou esta versão de suspiro com gengibre. Ah, agora sim! Porque ele continua delicado, mas na primeira mordida já evidencia todo o vigor deste delicioso ingrediente de origem oriental. Um equilíbrio perfeito de sabor!

Confira a receita:

Suspiro de gengibre
Faz 1 pote grande
Tempo de preparo: 20 minutos + 1 hora no forno

Ingredientes

2 claras
¼ de xícara (chá) de açúcar refinado
1 gengibre médio
½ colher (chá) de caldo de limão siciliano coado

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 160 ºC (ou na temperatura mais baixa do seu forno).

2. Numa fôrma retangular grande, coloque um fio de óleo e, com uma folha de papel toalha, espalhe bem sobre toda a superfície. Cubra com papel manteiga e esfregue a mão apertando delicadamente para grudar.

3. Leve ao fogo médio uma panela pequena com 2 dedos de água. Quando aquecer, abaixe o fogo.

4. Descasque e rale o gengibre. Passe por uma peneira, espremendo bem com uma colher até obter 1 colher (sopa) de caldo.

5. Numa tigela de vidro que caiba na boca da panela com a água, junte as claras com o açúcar. Apoie a tigela sobre a panela e, com um batedor de arame, mexa até que o açúcar se dissolva por completo. Não deixe passar da temperatura morna para que as claras não cozinhem.

6. Passe a mistura de claras para a batedeira e comece a bater em velocidade baixa. Assim que começar a espumar e estruturar, aumente a velocidade e bata até formar picos (cuidado para não passar do ponto pois elas perderão o aerado, voltando à forma líquida).

7. Quando estiver quase no ponto, pare de bater e junte o caldo de limão e de gengibre no centro da batedeira. Bata até chegar a picos firmes.

8. Passe a mistura para um saco de confeiteiro e faça os suspiros sobre a fôrma preparada, deixando espaço entre eles.

9. Leve ao forno preaquecido. Como a temperatura ainda é alta para assar o suspiro, deixe a porta do forno semiaberta, formando um ângulo de 45 graus, por cerca de 1 hora. Na metade do tempo, gire a fôrma para que asse por igual.

10. Retire do forno, espere que esfriem e solte os suspiros do papel-manteiga. Transfira para um pote hermético e guarde em local fresco e ventilado por até uma semana.

Dica: Se não tiver saco de confeiteiro ou bicos use um saquinho plástico, destes para congelamento. Forre um copo com ele e complete ¾ da capacidade com as claras. Depois gire a parte de cima para impedir que vaze. Com uma tesoura, faça um corte pequeno na diagonal na outra extremidade do saco e aperte para formar os suspiros.

Foto: Charles Naseh.