Banner do Blog

Torta de frutas com massa folhada

Imagem do post

A primavera do Pitadas tem clima tropical! Por isso a primeira receita da semana leva apresentação alegre, bem aparecida – frutas tropicais como manga, abacaxi e carambola se encarregam desta tarefa.

Não à toa, estas foram as frutas que a gente escolheu pra rechear (e, de quebra, decorar) uma tortinha de massa folhada que fica linda, saborosa e – não tema! – é superprática de fazer.

O segredo é comprar a massa folhada congelada, que é muito fácil de usar: basta respeitar o tempo para que ela descongele (cerca de 2 horas antes de começar a manusear) e abrir na espessura indicada para cada receita.

Para evitar que ela umedeça com as frutas, ai vai uma pitada daquelas: pique fino castanha de caju e polvilhe sobre a massa antes de colocar as frutas.

Ah, não encontrou uma dessas frutas no mercado? Sem drama: escolha uma da sua região, ou as que estiverem em bom ponto – e nem precisam ser tropicais: kiwi, morango, uva, pêssego, que tal?

Torta folhada de frutas
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 15 min + 25 min para assar as tortas + 2 horas para descongelar a massa

400 g de massa folhada congelada
2 mangas
½ abacaxi
1 carambola
¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju
2 ½ colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ovo para pincelar

1. Retire a massa folhada do congelador 2 horas antes de começar o preparo.

2. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

3. Prepare as frutas: lave e seque a carambola e descasque o abacaxi e as mangas. Numa tábua, corte 4 rodelas com 1 cm de espessura do abacaxi e divida cada uma em 4 partes. Corte as bases das mangas e retire 2 fatias grossas de cada, no sentido do comprimento, bem rentes ao caroço. Apoie cada uma na tábua e corte em fatias médias. Fatie a carambola formando estrelas com 1 cm de espessura.

4. Pique bem fino as castanhas (se preferir, bata num processador).

5. Abra a massa folhada, mantendo seu formato retangular, até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Divida em 8 retângulos de aproximadamente 9 x 12 cm e transfira para uma assadeira, deixando um espaço entre eles.

Para a montagem

1. Numa tigelinha, quebre o ovo e misture com 1 colher (chá) de água. Use a mistura para pincelar as 4 margens (cerca de 1 cm) de cada massa. Polvilhe o centro de cada uma com ½ colher (sopa) de castanha picada.

2. No centro de cada torta, arrume intercalando e sobrepondo as fatias: 3 de manga, 2 de abacaxi e 1 de carambola. Salpique com 1 colher (chá) de açúcar cristal.

3. Leve para assar em forno preaquecido por 25 minutos, ou até ficarem douradas. Sirva morna ou fria. Esta torta é superversátil, você pode utilizar a combinação de frutas que desejar.

Foto: Ricardo Toscani

Receitas relacionadas
Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar