Torta rústica de aspargos

Torta rústica de aspargos
Compartilhe

Por Pitadas - 06 de janeiro de 2014


Nosso primeiro post do novo ano tem receita nova: uma torta leve, que cai superbem com um vinho branco bem gelado e refrescante, ideal para um dia de verão. No recheio, só coisas boas: abobrinha, pimentão, tomatinho, berinjela, alho-poró e – o astro da receita – aspargo, que tem propriedades detox e diuréticas (e deixa tudo mais bonito).

Torta rústica de legumes com aspargos frescos
Serve 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de forno: 45 minutos para pré-assar os legumes + 45 minutos para a torta
Tempo de descanso da massa: 1 hora

Para a massa
Ingredientes
100 g de manteiga gelada
1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (chá) de sal

Modo de preparo
1. Corte a manteiga em cubos e passe para uma tigela grande. Junte a farinha peneirada e, com a ponta dos dedos, misture até formar uma farofa, sem dissolver completamente a manteiga.

2. Junte o ovo e o sal e trabalhe a massa apenas até formar uma bolota. Envolva com filme e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Atenção: se preferir, faça a massa no dia anterior ao que vai servir a torta.

Para o recheio
Ingredientes
1 berinjela pequena
1 abobrinha média
¾ de xícara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape
1 talo de alho-poró sem as folhas verdes
1 pimentão amarelo
4 dentes de alho
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
8 colheres (sopa) de azeite

Modo de preparo
1. Preaqueça o forno a 220 oC (temperatura alta).

2. Numa tábua, corte a berinjela em rodelas de cerca de 1 cm e descarte as pontas. Se a berinjela for grande, corte as fatias em meias-luas. Transfira para uma tigela, cubra com água e misture 1 colher (chá) de sal. Reserve.

3. Prepare os outros legumes: fatie as abobrinhas em rodelas de 1 cm e descarte as pontas; corte os tomatinhos ao meio; fatie fino o alho-poró; corte o pimentão ao meio, descarte as sementes e corte as metades em quadrados; descasque os dentes de alho.

4. Retire a berinjela da água e disponha numa assadeira retangular grande. Regue com 3 colheres (sopa) de azeite e leve ao forno preaquecido por 15 minutos.

5. Retire a assadeira do forno e junte os outros legumes. Tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com o azeite restante e misture delicadamente. Volte a assadeira ao forno por 30 minutos (depois de 15 minutos, vire os legumes). Retire a assadeira e baixe a temperatura do forno para 180 oC (temperatura média).

Para a montagem
Ingredientes
8 aspargos frescos
1 ramo de alecrim
2 ramos de tomilho
1 gema para pincelar

Modo de preparo
1. Cerca de 15 minutos antes de o tempo para pré-assar os legumes terminar, retire a massa da geladeira — mas se você está fazendo cada etapa da torta em um dia e já tem tudo preparado, então preaqueça o forno a 180 oC (temperatura média).

2. Prepare os aspargos: corte e descarte a parte dura e fibrosa dos talos dos aspargos. Mantenha quatro aspargos inteiros e corte os outros quatro em rodelinhas.

3. Numa bancada, polvilhe um pouco de farinha e, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato arredondado até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura.

4. Transfira a massa para uma fôrma redonda de fundo removível de cerca 24 cm de diâmetro, deixando as bordas para fora.

5. Retire a assadeira do forno e transfira os legumes para a fôrma com a massa. Salpique os aspargos em rodelas e, por cima, coloque as ervas e os aspargos inteiros. Dobre as bordas sobre os legumes.

6. Numa tigelinha, misture a gema com 1 colher (chá) de água. Pincele a massa e leve a torta ao forno por 45 minutos ou até dourar. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

Foto: Gilberto Oliveira Jr.