Medidores: não dá nem para começar sem eles

Medidores: não dá nem para começar sem eles
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de maio de 2016


Como é que você vai saber se o tanto de azeite que vai numa receita é o que cabe na xícara branca com folhas verdes ou na azul com borda dourada? Fazendo o teste da xícara. (Vamos aproveitar que você não tem nada mais importante para fazer agora e ampliar o seu conhecimento culinário.) Pegue duas xícaras de formatos diferentes na sua casa e encha uma delas até o topo com água. Agora, transfira a água para a outra xícara. Foi até a boca também? Faltou ou transbordou? Pronto, está demonstrado: as xícaras, sejam de chá, cafezinho ou cafezão, não têm o mesmo tamanho. E, mesmo que elas sejam ótimas para receber as visitas na sala, não servem para medir os ingredientes de uma receita na cozinha.

Qual a solução, então? Na sala? Pode usar as de folhas verdes, que são lindas. Mas na cozinha, você vai precisar dos medidores-padrão. Eles são chamados assim por uma razão óbvia: a medida é sempre a mesma, não importa a cor, o material, o fabricante. Isso vale para xícaras ou para colheres (de chá e sopa). Você não precisa saber como calcular 225 ml ou 180 gramas. Você só precisa seguir as medidas padrão indicadas nas receitas. Essas medidas não mudam!

Os volumes nos medidores padrão são definidos, para você não errar na proporção e colocar mais (ou menos) azeite numa receita, muito mais (ou muito menos) farinha em outra. São medidas universais, que valem para líquidos e secos: xícara, meia xícara, um terço de xícara, um quarto de xícara, um oitavo de xícara, além das colheres de sopa e de chá, com suas frações.

Não importa se uma xícara de arroz pesa mais do que uma xícara de salsinha picada. O que a receita pede é o volume. (Você pode só cozinhar, sem fazer teste de matemática enquanto tenta se concentrar para ver o ponto do bife.)

As receitas do Panelinha são todas testadas e escritas respeitando as medidas padrão para líquidos, que são:

1 xícara (chá) = 240 ml
1 colher (sopa) = 15 ml
1 colher (chá) = 5 ml

Vai investir? O melhor material (de novo!) é o inox, mais fácil de higienizar. Era difícil de achar, mas hoje, nas grandes redes online, ficou fácil. Os de plástico a gente acha até em supermercado. São mais leves e baratos, mas ficam manchados com o uso. Os de louça costumam ser estampados e bem lindos, mas são mais frágeis e não é em qualquer lugar que você encontra. Preste atenção no formato: o ideal é que os medidores sejam ovalados, porque, assim, eles entram mais tranquilamente nos potes e você consegue pescar a medida certa de secos.


Receitas para usar medidores-padrão já!
Pode ser qualquer uma do Panelinha. Mas comece com um clássico: bolo de fubá!


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani