Vai reutilizar vidros? Tem que esterilizar antes

Vai reutilizar vidros? Tem que esterilizar antes
Compartilhe

Por Pitadas - 19 de agosto de 2014


Reaproveite os vidros que chegam na compra do mercado para fazer as suas próprias geleias e conservas. Mas não vale passar só uma água com sabão, não. Depois de higienizar e retirar etiquetas e cola, é preciso esterilizar antes de usar.


4 maneiras para esterilizar com segurança



1) Em banho-maria: encha uma panela grande com bastante água e coloque com cuidado o vidro e a tampa. Leve ao fogo alto e deixe ferver por, no mínimo, 15 minutos. Desligue o fogo e utilize uma pinça de cozinha para retirar os itens da água, sempre com cuidado para não se queimar nem deixar o vidro cair. Disponha sobre um pano de prato limpo estendido em uma bancada seca.

2) No forno: lave o vidro e tampa com detergente, deixe escorrer bem e leve ao forno, numa assadeira, a 140 ºC por 15 minutos. Retire e deixe esfriar na bancada ou na grade do fogão.

3) Na máquina de lavar: coloque o vidro e sua tampa para lavar no ciclo quente. Eles vão sair secos e esterilizados.

4) No micro-ondas: coloque 4 colheres (sopa) de água dentro dos vidros, e leve ao micro-ondas por 2 minutos. este método não é indicado para os vidros com tampa acoplada por articulação metálica.

Toda atenção é pouca. Depois de esterilizado, o vidro quente pode estourar se entrar em contato com uma superfície muito gelada, como o mármore – por isso o pano limpo é essencial. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.

Além de guardar novas compotas, geleias e conservas, os vidros esterilizados são bons para acondicionar molhos de salada (prático para misturar na hora de servir!) e fazem ótimas marmitas de trabalho, de sopas e até saladas e sobremesa (prefira os de boca mais larga).