Ano novo com comida boa e charmosa na mesa

Ano novo com comida boa e charmosa na mesa
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de dezembro de 2017


Olha essa mesa! Linda, né? É assim que a gente quer que o seu ano novo comece: com votos de muito charme, muita comida de verdade, gostosa e feita a várias mãos. Sim, essa é a nossa sugestão de ceia de réveillon.


No cardápio tem atum selado com molho oriental, salada de batata com tomate, pasta de ovos, vagem chamuscada e repertório.


Repertório? Sim! Explorar novos territórios, combinações, ingredientes já conhecidos em preparos diferentes é o nosso lema de ano novo. Queremos que em 2018 todo mundo viaje com a gente.


Atum selado com molho oriental

Vagem chamuscada

Salada de batatas com tomate

Pasta de ovos


Por isso, o atum transporta para um restaurante no Japão, a salada vale por uma passagem para o sul da França, a pasta de ovos leva para uma déli em Nova York e a vagem… bom, é vagem-holandesa! Vale? Vale por uma técnica culinária que usamos raramente e que dá um sabor especial aos preparos: chamuscar!


A graça de construir uma coleção ampla de referências culinárias é que vai ficando mais fácil – e prazeroso – resolver o dia a dia. Com repertório e planejamento, as refeições do ano todo saem mais fácil.


Agora, do ponto de vista prático, esse cardápio é sob medida para o nosso verão – e o clima de ninguém aguenta mais a comilança pesada da época de festas. Leve e fresco, ainda por cima é prático. A salada, o atum e a pasta devem ser feitos antes, para dar tempo de ficarem frios – o atum precisa ser resfriado para ser fatiado sem despedaçar e é servido frio. E a vagem chamuscada não leva cinco minutos para ficar pronta.


Dá para voltar da praia, organizar a turma da casa por equipes (time do atum, time da salada, time da pasta de ovos), adiantar tudo, tirar uma soneca e se arrumar a tempo de montar a mesa com folga para a festa.


Outra vantagem: como tudo é separado, trata-se de um cardápio modular! A turma prefere salada de folhas verdes? Sem problemas. Tem mais gente? Pode importar o espetinho de camarão picante que a gente sugeriu no Natal para esta ceia, combina perfeitamente. Sente falta de uma farofa? A de coco com castanha-de-caju vai brilhar. A pasta de ovos não emplacou? Pode trocar pela de ervilha com abacate.


Espetinho de camarão picante

Farofa de coco com castanha-de-caju

Pasta de ervilha com abacate


Ah, e para beber, vinho rosé!