Como embalar e transportar alimentos

Como embalar e transportar alimentos
Compartilhe

Por Pitadas - 04 de maio de 2020


Para quem for presentear o pai com o almoço do domingo, aqui tem as dicas para garantir que o preparo chegue bem.


Regras gerais


- Envie as preparações em potes separados, para que os preparos mais secos não absorvam o molho.

- Lembre-se da importância da limpeza. Se precisar revisar faça uma visita a este post: como higienizar alimentos e utensílios.

- Refrigere tudo o que preparar e use bolsas térmicas para garantir que os alimentos estejam refrigerados e não estraguem.

- No carro, coloque os potes em sacolas firmes ou em caixas, para que não chacoalhem.

cardápios para o dia dos pais

Lasanha, tortas, crumble

O melhor jeito de transportar alimentos preparados em refratário ou assadeira é no próprio refratário. Cubra com papel-alumínio ou filme.


Pudins e manjar

Não desenforme as sobremesas mais frágeis, como pudins e manjar: transporte na fôrma. A vantagem é dupla. Eles seguem inteiros e a calda não vaza.


Com molho ou calda

Caso o preparo tenha molho ou calda preparado, coloque a calda ou o molho em potes de vidro ou garrafas com tampa para transportar.


Pão

Embrulhe em papel manteiga e amarre com um barbante. Além de ser prático, fica com a maior pinta de presente.

Bolo

Desenforme e volte para a forma limpa. Apoie em um prato que tenha borda para que o bolo não caia durante o transporte (cubra com papel-alumínio ou filme).

Ensopados caldosos

Separe boa parte do molho para ficar mais fácil de transportar. Coloque a carne (com um pouco do molho) em tigelas com tampa e leve o molho extra em potes de vidro ou garrafas. Os preparos mais espessos dispensam esse cuidado. É só tampar bem e transportar.


Carnes assadas

Prepare em assadeiras fundas ou refratários e transporte na própria assadeira. Se a receita tem molho e legumes extras, coloque o molho e os legumes numa tigela com tampa separada. Embale o assado com filme ou papel-alumínio. Você também pode transferir o assado para uma travessa (com borda alta) ou, se você tiver em casa assadeiras descartáveis pode já assar nelas.


Nhoque

Cozinhe o nhoque e transfira para uma assadeira (ou pote retangular) com óleo para que fique soltinho. Cubra ou tampe bem e transporte assim. Leve o molho separado.


Arroz e farofas

São os mais fáceis de transportar. Coloque em tigelas/potes com tampa. Se a tigela não tem tampa, embale com filme (como esses preparos não são líquidos, não vazam).


Patês, pastas e geleias

Podem ser transportados em vidros de geleia ou potes pequenos com tampa (tipo tupperware)

Bebidas

Se for preparar o clericot, coloque em uma jarra com tampa (ou um pote grande com tampa) o vinho e as frutas e leve à geladeira. Transporte com cuidado e envie as tônicas separadamente, para serem misturadas apenas na hora de servir. No caso do gim spin, envie os ingredientes e a receita! Se for mandar vinho, guarde na geladeira, para que fique um pouco abaixo da temperatura de serviço.


Frutas

Leve inteira e já lavada para facilitar. Para sobremesas, entradas, acompanhamentos ou drinques.


O que não viaja bem


Risoto: esse é um cardápio para ser feito em casa. Se sua mãe gosta de cozinhar você pode fazer um kit com os ingredientes já porcionados e mandar a receita junto.