Aproveite para colocar a cozinha em ordem

Aproveite para colocar a cozinha em ordem
Compartilhe

Por Pitadas - 25 de março de 2020


Reunimos aqui todos os truques que usamos para organizar a cozinha do Estúdio Panelinha. São dicas simples que você pode colocar em prática já para deixar seu espaço mais funcional e bonito - cozinhar fica até mais fácil! Bora encarar os armários e gavetas? Vem com a gente:

Utensílios:

- Se você é fã de carteirinha do Panelinha sabe que boa parte dos utensílios da nossa cozinha fica num painel metálico que muda de cor sempre. Se quiser reproduzir essa ideia em casa, procure por painéis para ferramentas ou fotos e use ganchos para pendurar escumadeira, espátula, ralador. Dê preferência ao que você usa sempre, assim tudo é lavado com frequência.

- Copos e jarras de cerâmica ficam supercharmosos para colocar utensílios na bancada.

- Use separadores para manter a ordem dos utensílios na gaveta. Sem eles é quase impossível manter cada coisa em seu lugar.

- Lugar de faca não é na gaveta. Além de perder o fio por ficar batendo nos outros utensílios, pode causar acidentes - é muito comum as pessoas se cortarem ao pegar outra coisa na gaveta. A exceção é quando a gaveta conta com divisórias específicas, que mantém as facas em pé. Por aqui, gostamos de guardar as facas em uma barra magnética na parede. Também vale usar o cepo de madeira.

Saiba quais são os utensílios indispensáveis na cozinha

Confira todas as panelas e utensílios da Loja Panelinha

Panelas

- Dentro do armário, organize por tamanho ou tipo de panela. Otimize espaço fazendo pilhas.

- Guarde as tampas na gaveta.

- Se sua cozinha tem pouco armário e você quer usar o espaço das prateleiras para acomodar suas panelas, pode ir em frente. Nesse caso, disponha da menor para a maior, ou vice-versa. O desenho fica mais harmonioso e a cozinha não vai parecer bagunçada.

- Aproveite esse momento de organização geral para ver as dicas da Rita de como escolher e limpar suas panelas.

Veja as panelas que usamos por aqui na Loja Panelinha

mantimentos e Especiarias

- Use caneta permanente (de retroprojetor) ou caneta spray, para escrever o nome de cada ingrediente no vidro. Não esqueça de anotar no fundo o prazo de validade.

- Pode colocar para jogo os potes de conserva que você guardou. Mas, antes de mais nada, lave com água e sabão e seque muito bem.

Saiba como esterilizar vidros para colocar geleia, conserva ou usar como marmita

Confira a seleção de potes de vidro na Loja Panelinha

louças

- Você deve imaginar que nossa primeira dica é... tire as louças do armário! Pode usar caneca como vaso para flores, travessa como enfeite de parede, jogo de cumbucas para dar uma cor na prateleira. Além de deixar tudo à mão, a cozinha fica supercharmosa quando você expõe suas peças mais bonitas.

Veja as louças do Acervo Panelinha

- Se for pendurar louça na parede, use suportes para pendurar pratos. Você não quer correr o risco de quebrar nada, certo?

- Quer fazer uma parede de louças mas tem medo que a produção fique careta? Misture tamanhos, estampas, cores e modelos diferentes - prato fundo, prato raso, pires, travessa. Antes de pendurar tudo, coloque cada peça numa folha de papel, faça o contorno e recorte. Depois, use esses moldes para testar composições e escolher a que você gosta mais.

- Misture louças e quadros em composições na parede. Pode decorar sua cozinha como se ela fosse uma sala de estar. Você vai ver como vai dar mais vontade de cozinhar...

toalhas, guardanapos e panos de prato

Veja as toalhas e guardanapos do Acervo Panelinha

- Dica de ouro para deixar essas gavetas sempre em ordem: faça a mesma dobra em tudo! E, sempre que possível, deixe todas as peças do mesmo tamanho.

- Na hora de guardar, coloque um sobre o outro deixando apenas uma bordinha 'para fora', assim você consegue ver tudo o que tem.

- Os que forem lavados vão sempre para baixo da pilha, assim você evita de usar sempre os mesmos.

- Guarde o jogo de anel e guardanapo de tecido montado. Assim você economiza tempo na hora de colocar a mesa.

- Guardanapos de tecidos também podem ser aproveitados como jogo americano, descanso de travessas ou ainda para proteger as mãos do calor quando for levar à mesa panelas diretamente do fogo. Jeito esperto de mudar a cara do jogo de louças e da mesa de jantar.

livros de receitas

- Aqui no Estúdio Panelinha, lugar de livro de receita é na cozinha! Seja para dar inspiração ou um socorro no meio de uma receita, eles ficam por perto, só de olho no que rola entre a geladeira e o fogão.

- Além de ser funcional, ter uma biblioteca na cozinha também é um jeito divertido de decorar o ambiente, é só reservar uma prateleira no armário – pratos vão para o lado, os copos para outro – e tudo se encaixa. Aos poucos, entre um respingo de molho de tomate ou vinho tinto, as páginas vão ganhando marcas e, você, boas memórias para folhear.

Navegue na seção de livros da Loja Panelinha