Prazer, panela de pressão

Compartilhe

Por Pitadas - 06 de setembro de 2017


Você é do tipo que treme quando ouve o chiado da panela de pressão? Ah, se gosta de cozinhar está na hora de perder esse medo. Os alimentos cozinham muito mais rápido, em um ⅓ do tempo da panela comum, e esse atalho pode ser valioso em preparos longos.


Para a panela não virar bomba é só usar direitinho. Ela vira uma de suas melhores amigas, mas é geniosa, não aceita mancada, não tolera vacilo.

- Cheque sempre se a válvula está entupida ou e se a borracha está ressecada e quebradiça. Se precisar, limpe a válvula (a maior parte das panelas vem com o utensílio apropriado para fazer a limpeza da válvula) e troque a borracha.


- Nunca coloque mais de ⅔ de líquido na panela. Quase todas vêm com uma marcação para indicar o controle do volume máximo seguro. Se ultrapassar, o líquido sobe e os ingredientes alcançam a válvula, que pode entupir. Quando isso acontece, o risco de explosão aumenta.


- Não cozinhe nada sem líquido ou com pouco líquido por muito tempo. Sem vapor e com muita pressão interna adivinha o que acontece? Bum! Quando a pressão começar e você escutar o chiado, abaixe o fogo para o líquido não secar.


- Por último, a regra de ouro. Nunca abra a sua panela antes de tirar totalmente a pressão. Faça o teste que funciona desde os tempos da vovó: mexa na válvula. Se chiar, ainda tem pressão. O melhor é esperar a pressão sair ao natural (com o esfriamento da panela). Mas se estiver com pressa, pode colocar a panela sob água fria, cuidando para que a água não toque a válvula.