Mesa de ano novo: salada de batatas com tomate e ovos

Mesa de ano novo: salada de batatas com tomate e ovos
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de dezembro de 2017


Vamos para o sul da França? Então mãos à obra! Essa salada que remete à clássica niçoise combina batata, tomate, ovos, azeitonas e alcaparra e dá uma base para o nosso cardápio de réveillon (que não vai ter arroz nem farofa).


E tem vantagem extra para quem vai estiver pra praia: batata, alface, tomate e ovo são ingredientes fáceis de achar. Alcaparra e azeitona você leva na mala se precisar.


Para a salada ficar assim bonitona como a nossa, algumas dicas.


Batata: capriche no corte. Deixe os cubos do mesmo tamanho, para que eles cozinhem de maneira uniforme e não deixe cozinhar demais. Você não quer a batata desmanchando na travessa.


Tomate: primeiro, corte o tomate em quatro gomos. Depois, cada gomo no meio, na diagonal. Desse jeito eles ficam com um formato triangular bem bonito.


Ovos: para cozinhar no ponto certo, com a gema gelatinosa, mas não mole demais, siga as instruções da receita à risca (água fervendo, sete minutos). Se tiver medo de o ovo rachar, pode fazer um furinho na casca, na base do ovo, usando uma agulha. Agora, para cortar o ovo desse jeito, em que ele fica com uma cara de que foi quebrado, tem truque. Com uma faca, faça uma incisão no meio do ovo (use a faca deitada, como se fosse cortar o ovo ao meio, mas só coloque e tire). Com as mãos, quebre o ovo, com cuidado. Ele vai quebrar a partir do buraco que você fez, mantendo o tamanho das metades, mas sem despedaçar inteiro. Não fica demais?

Leia também e complete o cardápio

Mesa de ano novo

Atum selado

Vagem chamuscada