Abóbora com coco

Abóbora com coco
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de janeiro de 2012


Sempre que dá, posto no Instagram o meu jantar – ou almoço. E, assim como você, nem sempre vou para a cozinha com uma receita. Vou fazendo. Sempre tenho uma ideia na cabeça, mas nem sempre uma receita na manga. Aliás, é daí que surgem muitas receitas, do meu dia a dia.

Aí, coloco a foto na web, apenas por colocar, e vem a pergunta: ‘mas cadê a receita?’

Como o leitor tem sempre razão, ou quase sempre, coloco link para preparações similares do Panelinha. Mas, às vezes, a graça é justamente algo que não está na receita.

Abóbora assada é o que mais sai do forno da minha casa. Toda semana tem. A preparação clássica é a receita que tem aqui no site, com sálvia, azeite, sal marinho e pimenta-do-reino. Acontece que, outro dia, tinha na geladeira umas lascas de coco fresco. Humm, será que fica bom? Pois doce de abóbora com coco fica uma delícia.

Ficou um espetáculo. Postei a foto, feita no celular, descrevi os ingredientes básicos, mas não tinha receita. Não é o tipo de preparação que a gente costuma publicar no Panelinha. Tem muitos ingredientes. Aqui, somos mais básicos. Mas tanta gente pediu o passo a passo que achei melhor publicar aqui no blog.

Um detalhe: na Casa Sta Luzia tem à venda a abóbora japonesa já descascada e em cubos. Pode parecer uma frescura, mas vai tentar cortar abóbora para ver! Mas não precisa ir até lá, na maioria das feiras dá para pedir para descascar e cortar.

A bandejinha que eu comprei tinha cerca de 500 g. Mas não precisa ser uma medida tão exata, é só para ter uma ideia, um ponto de partida. E, se você quiser, também pode colocar a foto do seu prato no nosso mural do Facebook.

Abóbora assada com coco e curry
Serve 2 pessoas
Tempo de preparo: 10 minutos + 1 hora no forno

Esta é uma dessas receitas da categoria com-o-que-tinha-na-geladeira. Não precisa comprar as amêndoas só para ela. Mas o toque do coco e do curry é fundamental. Ficou uma delícia.

Ingredientes

500 g de abóbora japonesa, sem casca, em cubos
¼ xícara (chá) de azeite
½ colher (café) de curry em pó
1 cebola pequena
4 dentes de alho
8 lascas de coco fresco
2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas
sal marinho a gosto
pimenta-do-reino, moída na hora, a gosto

Modo de preparo

1. Preaqueça o forno a 180 0C (temperatura média). Numa tigelinha, bata com um garfo o azeite com o curry.

2. Lave os dentes de alho, sem descascar. Ficam deliciosos e adocicados depois de assados. Só descasque na hora de comer. Descasque a cebola e corte em quatro partes.

3. Num refratário ou assadeira que comporte os cubos de abóbora numa camada só, espalhe todo os ingredientes na seguinte ordem: abóbora, cebola, alho, lascas de coco. Regue com o azeite aromatizado com curry, polvilhe as amêndoas e tempere com sal e pimenta-do-reino.

4. Leve ao forno preaquecido, sem papel-alumínio, para assar por 1 hora.

5. Serve de acompanhamento, mas, para mim, com um pouco de arroz integral e uma colherada de iogurte ou coalhada vira prato principal.