Banner do Blog

Bolo de mel e maçã

Imagem do post

Com o ano novo judaico chegando, eu não poderia deixar de postar aqui uma receita de bolo de mel. Ela não tem muita diferença da preparação do ano passado, a não ser nas quantidades. A versão original, da minha cunhada, rende uma fôrma gigante – é pra famílias grandes! Mas, junto com a minha equipe, adaptamos a receita para assar em apenas uma fôrma redonda de 24 cm – pode ser de fundo removível ou não. Assim, você pode preparar também no dia a dia.

Além disso, pensamos nessa cobertura – linda – são fatias de maçã cozidas em manteiga, mel e açúcar. Como a fruta solta bastante caldo, forma um caramelo delicioso. Não deixe de experimentar. Shaná tová!


Bolo de mel e maçã para Rosh Hashaná
Tempo de preparo: 20 minutos + 40 minutos para assar
Serve 10 pessoas

2 1/3 de xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) chocolate em pó
1 colher (sopa) de cacau em pó
½ colher (chá) de canela em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 maçã verde grande
6 damascos
2/3 de xícara (chá) de nozes
4 ovos
1 1/3 de xícara (chá) de açúcar
2/3 de xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de óleo
2/3 de xícara (chá) de chá preto forte

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com óleo ou manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma redonda de 24 cm de diâmetro.

2. Passe pela peneira a farinha de trigo, o chocolate em pó, o cacau em pó, a canela em pó e o fermento em pó. Misture delicadamente e reserve.

3. Prepare as frutas: corte a maçã em quatro partes, descarte as sementes e, usando a casca para proteger os dedos, rale na parte grossa do ralador (e descarte a casca); pique os damascos. Pique grosso as nozes. Reserve.

4. Na batedeira, bata os ovos até começar a espumar. Continue batendo em velocidade baixa e junte o açúcar aos poucos. Aumente a velocidade e bata, por cerca de 3 minutos, até a mistura ficar bem pálida.

5. Junte o mel e o óleo e bata apenas para misturar.

6. Reduza a velocidade da batedeira e junte os ingredientes secos e peneirados, alternando com o chá preto.

7. Pare de bater e misture as frutas com uma espátula. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve para assar por cerca de 45 minutos. Espete um palito no centro da massa; se sair limpo, está pronto.

8. Enquanto isso, prepare as maçãs.

9. Deixe o bolo esfriar por 10 minutos, antes de virar.

Para a cobertura de maçãs

3 maçãs verdes
1 ½ colher (sopa) de manteiga
1/3 de xícara (chá) de açúcar
1/3 de xícara (chá) de mel
1 colher (chá) de canela em pó

1. Lave, seque e corte as maçãs ao meio. Descarte as sementes e apoie a parte cortada na tábua. Fatie fino cada metade.

2. Numa frigideira larga ou panela média, junte a manteiga, o açúcar e as fatias de maçã. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as maçãs fiquem macias.

3. Baixe o fogo, adicione a canela e o mel e misture. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez em quando. Com um garfo, distribua as fatias de maçã sobre o bolo. Por último, regue com a calda que restou na frigideira. Sirva a seguir.

Fotos: Ricardo Toscani

Categorias relacionadas

Aprenda a cozinhar