Como deixar a sua cozinha mais azul e contemporânea

Como deixar a sua cozinha mais azul e contemporânea
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2016


A cozinha da Graça Seligman é linda: contemporânea, iluminada, chão colorido, cinza nas paredes, objetos delicados e cheios de memória nos armários; quadros que alegram o ambiente, mesas gêmeas para cozinhar e receber ao mesmo tempo. Ela, que é jornalista, fotógrafa e uma cozinheira de mão cheia, mora entre São Paulo e Brasília. Não à toa, as pastilhas do chão (que aparecem na bandeja da foto) combinam com a estética modernista, assim como o abajur cuja cúpula exibe uma foto dos azulejos de Athos Bulcão, clicada pela própria Graça.



O azul, que é marcante na decoração da cozinha da Graça, é ideia fácil de adotar em casa: existem muitos objetos, louças e copos dessa cor. Na foto você vê cerâmicas, panos e vidros que decoram e dão personalidade ao espaço. A combinação com laranja cria contraste e sai do óbvio (que é combinar com vermelho).

Invista aos poucos, em peças que são realmente especiais para você – ela faz isso quando compra jarras de vinho de restaurantes italianos, por exemplo (itens com história vibram diferente). Também vale fazer um objeto você mesmo, caso da bandeja azul da foto, coberta com pastilhas pela Amanda, que é produtora do programa.

Se você não tem espaço para colocar duas mesas na cozinha, pode optar por um modelo que estende – pode até mandar fazer na marcenaria, sob medida, já pensou nisso? As mesas da Graça são de madeira naval, que é relativamente acessível e aguenta uma molhadinha aqui e ali. Outra dica valiosa para quem está sem espaço em bancadas mas tem muitos objetos é: crie um canto no chão com objetos maiores. Fica um charme.




Fotos: Edtora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.