Como fazer arroz

Como fazer arroz
Compartilhe

Por Rita Lobo - 29 de junho de 2015


Todo brasileiro sabe: o arroz é a dupla perfeita para o feijão. E como você já aprendeu e reaprendeu a cozinhar, refogar e congelar feijão aqui no blog, agora vamos nos concentrar no arroz. Ah, arroz é muito fácil! Sim, é fácil mesmo, mas, acredite, tem muita gente que ainda não sabe como preparar um arroz soltinho de todo dia.

Sendo assim, vamos revisar as técnicas e truques de preparo do arroz. E depois… Depois, você vai me ajudar a repassar conhecimento culinário, ensinando quem ainda não sabe a cozinhar. Posso contar com você? Obrigada!

Técnica: preparar arroz
A proporção do arroz branco é de duas xícaras (chá) de água para cada xícara (chá) de arroz. Antes do preparo, ferva a quantidade de água que será usada, e meça novamente antes de colocar na panela – a água evapora no fogo.

Pergunta de prova: por que não se deve colocar água fria? (Valendo!) Esta é fácil: porque ela corta o processo de gelatinização, podendo deixar o arroz mais empapado. E também porque aumenta o tempo de cozimento. Vamos recapitular o passo a passo do preparo do arroz?

Veja aqui a receita do arroz branco bem soltinho

Truque: arroz sem refogar
Existe um outro jeito de fazer arroz, pulando o passo de refogar a cebola e os grãos. Funciona assim: a panela vai com a água e uma cebola cravejada com louro para o fogo alto. Assim que começa a ferver, junte o arroz, tempere com sal e, se quiser, adicione um fio de azeite e abaixe o fogo.

Tempo de preparo

Vai usar arroz integral? Cada xícara do cereal precisa de três de água e cerca de 35 minutos em fogo baixo com a panela parcialmente fechada até que fique pronto. O arroz branco é mais rápido, mas é preciso ficar de olho: deixe cozinhar até que ele absorva toda a água. Para verificar, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.

Foto: Editora Panelinha