Cozinha Prática: Rafaela e Daniela

Cozinha Prática: Rafaela e Daniela
Compartilhe

Por Rita Lobo - 17 de outubro de 2016


Uma cozinha verde, pequena, simpática, simétrica, com toques retrô, projetada para ser usada em dupla. Você vai adorar as dicas do episódio da semana do Cozinha Prática. Visito a casa da casa da Rafaela e da Daniela. As duas dividem tarefas: enquanto a Rafa cozinha, a Dani vai dando uma geral e deixa a mesa no jeito. O jantar sai na metade do tempo!



Pôr a mesa é a especialidade da Dani, que faz questão de arrumar tudo, do café da manhã ao jantar, passando pelo almoço do fim de semana. “Assim a gente aproveita para usar as louças que tem, senão acaba deixando os pratinhos mais especiais no armário”, diz ela. Tem meu total apoio! Respeitar o ritual das refeições estimula a gente a pensar melhor no que vai servir, e isso tem a ver com cardápio planejado e uma lista de compras estudada. Também estimula a gente a curtir a refeição e a não comer correndo. Tudo isso, incluindo a divisão de tarefas, é receita de alimentação saudável.

Como é o cardápio das duas? Trivial todas as noites, especial de vez em quando. E congela uma coisa aqui e outra ali para sempre ter uma opção saudável, caseira, para servir de última hora. O que é uma cozinha prática para elas? Ter tudo por perto, inclusive amigos, numa cozinha aberta para a sala, que não isola o cozinheiro-anfitrião.



A receita do episódio
Essa dica delas, da cozinha aberta, me inspirou a preparar uma receita superprática com peixe. Peixe é aquele ingrediente que a gente pensa duas vezes antes de preparar porque deixa cheiro na casa toda. A técnica do papilote é a solução. Para preparar o robalo no papilote com farofa de banana, tudo o que você precisa ter em casa é um rolo de papel-alumínio. Ele vira uma trouxinha que acomoda cada posta, mais legumes, azeite, temperos, uma rodela de limão. Pode ser vagem torta, tomatinho, cebola – tudo que cozinhe rápido, porque o peixe fica apenas dez minutos no forno preaquecido.

A receita é tão fácil que dá tempo de preparar um acompanhamento. A farofa de banana é brasileiríssima, acessível, e muito saborosa (leva alho e pimenta dedo-de-moça, sabores mil!). Parece um cardápio especial, mas é prato para servir em qualquer dia, já pensou nisso? Assista ao episódio! Você vai aprender um monte de coisa nova e útil para o seu dia a dia na cozinha.


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani e Gilberto Oliveira Jr.