Cozinha Prática: pizza em família!

Cozinha Prática: pizza em família!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 05 de outubro de 2015


Fazer pizza em casa, do zero, é a maior diversão. Ativar o fermento, preparar e abrir a massa, cozinhar o molho de tomate, escolher os recheios e montar a pizza. Tem cara de programa de fim de semana, não tá?

Aproveite para chamar as crianças para a cozinha. Elas ajudam a abrir a massa e montar os recheios. Criança que entra na cozinha desde cedo e entende que alimentação é assunto prioritário tem mais chances de ter uma alimentação saudável na vida adulta.

Olha que máximo: na quinta temporada do Cozinha Prática, mostrei como usar a massa da pizza em mais dois preparos. Essa temporada era toda assim: cada episódio tinha uma receita inicial que se transformava e se multiplicava. No da pizza, teve rolinho de canela, inspirado nos cinnamon rolls americanos, e enroladinhos de parmesão e tapenade – tudo com massa de pizza!

A mamma é você
Eita, massa versátil! Tudo começa por ela. Tem que sovar? Tem, mas dá para deixar essa tarefa com a batedeira ou com o processador de alimentos. Praticidade é nosso lema!

Depois de assistir a este episódio, tenho a impressão de que você vai querer comprar uma assadeira de pedra-sabão (se é que já não tem uma...). Ela é ideal para a cozinha doméstica, já que o forno de casa não atinge a temperatura altíssima de um forno a lenha. A pedra aquece a massa por igual e garante a crocância da pizza. Mas tem que preaquecer junto com o forno, senão ela pode rachar com a diferença de temperatura.

Se você fizer tudo como indicado, a pizza vai sair do forno tinindo de saborosa! E ainda dá pra turbinar o preparo básico, que é de queijo, com sabores que fazem sucesso na mesa de casa: depois de pronta, dá pra colocar em cima da pizza uma rúcula bem ardidinha, azeitona preta, um alho-poró refogado. Não quer queijo? Então ataque com a clássica combinação de escarola com aliche.

Rende que rende
Se essa massa-maravilha ainda tem fôlego pra se transformar em sobremesa? Ô, se tem. Os rolinhos levam canela e poderíamos parar por aí. Mas ainda tem glacê pra colocar em cima! Posso contar? É meio irresistível, se prepara.

A marmita do dia seguinte é um enroladinho reforçado: eles são recheados com parmesão e tapenade de azeitonas. A tapenade original leva alcaparra e anchova. A nossa é uma versão, assim, desconstruída. E bem mais leve: além da azeitona e do azeite, vai tomilho e raspas de limão. Fica uma delícia! E eu, daqui, fico torcendo desde já pra ver pizzas lindas pelas redes sociais – posta com hahstag #ReceitaPanelinha para eu poder ver?

Veja aqui as receitas deste programa:
Massa de pizza caseira
Molho de tomate para pizza
Pizza de muçarela
Pizza de escarola
Rolinhos de canela
Enroladinho de parmesão e tapenade de azeitona

Fotos: Gilberto Oliveira Jr. / Editora Panelinha