Mensagens

Mensagens
Compartilhe

Por Rita Lobo - 18 de julho de 2012


Já faz um tempo que estava para dedicar um post especial aos e-mails que recebo diariamente. Nem sempre é possível responder um por um, mas uma coisa é certa: leio todas as mensagens que aparecem na caixa de entrada. E muitas delas, quando não viram sugestão de pauta no Panelinha, servem de inspiração na hora que eu tenho de pensar em receitas novas. Também ajudam a saber onde algum passo a passo gera mais dúvidas e quais são os pratos que mais fizeram sucesso ou não.

Sem contar que é uma satisfação enorme começar o dia abrindo mensagens carinhosas como a da Rosemeire dos Santos Brito, que já dizia no assunto: Cozinha Prática, alegria total na minha casa. O conteúdo já dá para imaginar...

Sei que mesmo com esse megapost vai ser difícil retribuir a tantas gentilezas e também tirar todas as dúvidas que recebo, mas separei alguns dos assuntos que mais surgiram nos últimos dois meses:

Utensílios de cozinha, truques culinários e dúvidas

Recebi a seguinte pergunta da Telma Gonzales: "Onde posso comprar pesinhos para assar a massa? Sei que dá para usar os feijões, mas as bolinhas são um charme não? " Sim, aqueles grãos supercharmosos são feitos de cerâmica e foram presente de uma grande amiga. Para quem ficou sem entender, eles apareceram no episódio da quiche, no Cozinha Prática, como parte do truque culinário para assar a massa sem rachar. Mas, como a Telma mesmo disse, vale substituí-los por feijões.

A Juliana Heinrich também ficou na dúvida sobre qual seria a melhor tábua de corte, depois de ter visto a minha diversas vezes no programa. "Gosto de suas dicas sobre os equipamentos para cozinha. Vi no Cozinha Prática que você indicou o uso da colher de bambu em substituição à colher de pau. E o que você acha da tábua? Percebo que você usa a de madeira. Qual seria a sua dica?" Na verdade, Juliana, a minha tábua também é de bambu, assim como as colheres. Dei algumas dicas de como comprar e também sobre a conservação no post tábuas de bambu há um tempo.

Já a pergunta da Lilian Engracia dos Santos vem do episódio do frango com polenta, em que ensinei a fazer soro mágico, que nada mais é do que uma preparação semelhante ao soro caseiro para marinar o frango. Várias pessoas me perguntaram se essa mistura também serviria para outras aves. A resposta é sim! Até fiz um post especial sobre esse soro prático, que também era dúvida da Fernanda.

Tem também esta outra, sobre quantidade de ingrediente. A Eliane Carellis foi fazer o delicioso bolo Concord, uma das receitas que ilustram o livro do Panelinha, e como ela mesma disse, "empacou" ao ler entre os ingredientes: 120 g de claras. "Oh my God, como faço agora?" Não tem motivo para desespero, mas é preciso investir em uma balancinha. Nessas receitas de preparo mais sofisticados, as medidas caseiras não funcionam... Você vai precisar da balança, mesmo! As claras precisam ser pesadas para o bolo concord e outras receitas de confeitaria darem certo.

Cozinha Prática

Foram muitos os parabéns pelo programa, diversos envios de fotos dos pratos e vários elogios, como o da Thais Cannavan, que adorou o episódio do bolo de limão e aproveitou para dizer que o figurino e a produção do cenário estavam perfeitos. A Daiana, de 25 anos, diz que o programa ajudou a mãe a ser "mais ousada na cozinha e a fugir um pouco do trivial". Adorei!

Assim como a mensagem da Mariluce Vicentini, que conheceu o Panelinha depois de assistir ao Cozinha Prática e acabou entrando em uma nova fase: "Estou supermotivada e curtindo mais a cozinha. Faço as receitas e anoto todas as dicas. Virei uma seguidora".

A Cris Yassuda também escreveu para comentar que aboliu os congelados em casa depois de acompanhar as receitas práticas do programa e que adorou a musse que vira suflê.

Tanto a Cris, a Mariluce e muitas outras pessoas também reclamaram que o programa é muito curto. E daí? Bricandeira, é curtinho, sim! Para todo mundo ficar com gostinho de quero mais.

Panelinha, receitas que funcionam

Fico feliz em saber que o livro, que foi lançado há mais de um ano pela Editora Senac, está na sua quarta edição e até hoje seja motivo de inúmeros e-mails e elogios. Ele também atravessa fronteiras. A Flávia Diab, que mora em Lisboa há 7 anos, enviou uma mensagem linda contando que comprou o livro quando ela veio ao Brasil. "Depois de passar o dia todo com o meu filho, vou à noite para a cozinha e me meto a fazer bolos, pães e sopas. Eu achava que não poderia ter mais energia. Mas daí acesso a beleza de criar e produzir. Os almoços aqui em casa viraram um momento de deleite! Mal posso esperar por um possível Panelinha 2."

A Krisha também conta que adora presentear as amigas recém-casadas com o livro, mas que até pouco tempo ela mesma não tinha um exemplar. Até que ganhou um de presente de aniversário. "Gosto muito do seu jeito de escrever e explicar cada detalhe. Sou super a favor de prepararmos a nossa própria refeição! Obrigada por compartilhar conosco todas as receitas e segredinhos. Já a Daniela Oliveira Batista agradece por estar se surpreendendo com ela mesma na cozinha.

Biblioteca

Seja por email ou por recados na página do Panelinha no Facebook, também recebo muitos pedidos de dicas de leitura, como o da Priscila Veríssimo, fã de gastronomia. Ela quer se aprofundar no assunto e pede alguns nomes de livros. A Mirinha Bicalho também gostaria de mais sugestões.

Quem acompanha o blog já sabe. Sempre que leio algum livro bom, faço questão de dividir aqui. Ou então, falo um pouco sobre ele no quadro Biblioteca, do Cozinha Prática. Acho que quase todos os livros bacanas de culinária e gastronomia que li recentemente apareceram por lá.