#NatalPanelinha: cardápio para uma ceia vegetariana

Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de dezembro de 2015


Natal é uma festa democrática: tem para todo mundo. Seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem – assim diz a música, não é? Mas, e se for vegetariano? Opa! O velhinho, ou melhor, o cozinheiro vem também. (Ufa!)

Depois de apresentar um cardápio para uma ceia clássica e outro para uma ceia brasileira, chegou a vez de escolher as receitas para a ceia de quem não come peru, nem tender, nem pernil, nem salada de bacalhau... Mas isso é apenas uma questão de criatividade: escolhendo as receitas certas, tem ceia saborosa para vegetarianos e simpatizantes. Quer ver só?

Uma ceia vegetariana tem que ter... Cuscuz paulista de legumes

Abóbora japonesa, abobrinha, cenoura, cebola, alho, salsão... Tudo isso rende um caldo delicioso, que garante sabor nota dez à receita de cuscuz vegetariano (que, claro, não leva peixe nem frutos do mar). O cuscuz ganha ares festivos quando decorado com quiabos grelhados e servido no prato de bolo alto – nem precisa ter restrição alimentar para atacar e virar fã!

Uma ceia vegetariana tem que ter... Salada de legumes grelhados

Vai preparar o cuscuz? Então compre um pouquinho mais de legumes – ou aproveite aqueles que sobrarem para preparar esta salada. Mas, ó: 0 sabor tem que ser completamente diferente do cuscuz… Quem resolve este problema é o molho de alcaparras – elas se juntam ao azeite e ao caldo limão; uma pitada de pimenta-do-reino e: pronto! Transformam o sabor e o astral dos legumes, que são grelhados na frigideira. Eles ficam dourados e crocantes. Clique aqui para ver a receita da salada de legumes grelhados com molho de alcaparras.

Uma ceia vegetariana tem que ter... Flor de cebola assada

A nossa ideia é que o seu prato fique um escândalo de lindo. Então eis um preparo tão charmoso quanto delicioso: a flor de cebola assada dá um toque adocicado à ceia vegetariana. É fácil de fazer – só fique atento para manter as cebolas inteiras na hora de descascar e cortar. Para isso, mantenha a base da cebola intacta: ela une as pétalas.

Uma ceia vegetariana também pode ter... Drinque perfumado

Seja qual for o seu tipo de ceia, é sempre bom ter uma bebida para brindar, vai! A sugestão para este cardápio especial é o drinque perfumado, cheio de especiarias. Lembra até um quentão... Na verdade, a base é a mesma, mas a temperatura é bem outra. Afinal, no verão, bom mesmo é algo gelado, geladão! E especiarias são a cara da data.

O que mais uma ceia vegetariana tem que ter?
Que tal um pouco de proteína? O arroz natalino, criado para o especial #NatalPanelinha, é um bom exemplo: leva cubos de queijo de coalho! Se você preparar algum ensopado – olha o ragu de cenoura, que sucesso –, tem que ter farofa. A debiju com castanha-do-pará leva raspas de limão e fica bem refrescante! Já que panetone não pode faltar, você pode incluí-lo na sobremesa: o panetone com frutas e sorvete é facílimo de preparar (o segredo é a apresentação).

Quem faz o quê?
Já que Natal é um evento para reunir a família e os amigos, nada mais justo do que dividir as tarefas. Com tantas mãos para preparar a ceia, ninguém fica sobrecarregado e aproveita melhor a festa. O cuscuz é fácil de fazer, mas tem todo um trabalho de decoração – leva o link da receita o cozinheiro mais perfeccionista da turma. A cebola é o prato mais delicado de todos, então fica com o anfitrião – assim não corre o risco de desmanchar no caminho. A salada? Reserve para alguém que já avisou que quer ajudar e não sabe como. Faltou o drinque! Duvido que não tenha alguém metido a barman entre os convidados…


Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani