O Desafio #PanelinhaEuQueFiz15Anos chega ao fim

O Desafio #PanelinhaEuQueFiz15Anos chega ao fim
Compartilhe

Por Rita Lobo - 11 de dezembro de 2015


No final de novembro, a quinta e última etapa do #DesafioPanelinha chegou ao fim – e com ela, o desafio inteiro. E eu não poderia estar mais feliz com o resultado. No ano em que o Panelinha comemora 15 anos, decidimos elaborar o projeto: seriam 15 receitas, divididas em cinco cardápios para diferentes situações, que funcionariam como um curso de culinária. Isto é, a gente queria que, ao fim de 2015, os participantes tivessem aprendido a cozinhar, ou melhorar muito os dotes culinários! E foi exatamente isso que aconteceu.

Quem me acompanha há algum tempo sabe que o Panelinha já levou milhares de pessoas para perto da cozinha. Esse é o nosso maior objetivo. Porque cozinhar é libertador, alimenta as relações, deixa a vida mais saborosa e, no fim do mês, faz uma baita economia – já fez as contas de quanto você anda gastando para comer fora?

"Foram cafés da manhã, happy hours, almoços e mais almoços em família e ao ar livre, alguns acolhidos por um lindo flamboyant que insistia em enfeitar nossa mesa. A cada etapa, novidades diferentes; fiz coisas que nem imaginava, empreendi esforços que nenhuma receita ou desafio jamais havia me exigido!”, escreveu a @luoliveira7l no post em que se despedia da brincadeira de cozinhar, clicar e postar cinco cardápios propostos pelo Panelinha ao longo de 2015. "No final, novos métodos culinários e cardápio modificado em casa! Foi, para mim, uma viagem este desafio. E, vendo as fotos, percebo como cresci! Então, mesmo que não tenha o prêmio sonhado no final, a jornada foi espetacular e já será este meu prêmio! Agradeço de coração à @RitaLobo e à @EditoraPanelinha por terem nos proporcionado momentos tão deliciosos e divertidos!”. Ah, a gente é que agradece, Lu!

A @vivi.lavratti é um excelente exemplo de que, na cozinha, sempre tem o que aprender. “Sim eu sou uma tradicionalista, sim eu aprendi a fazer risoto seguindo os preceitos da cozinha italiana e SIM, eu me rendo a essa receita com caldo e arroz sendo preparados juntinhos, na mesma panela e ao mesmo tempo! Porque a correria do dia a dia pede essas adaptações e porque risoto pode e deve ser um prato prático! Parabéns, @ritalobo por simplificar a nossa vida sem comprometer o sabor das receitas!” – ela está falando do risoto na panela de pressão. Vivi, eu também estranhei, e também me rendi imediatamente à praticidade deste preparo.

Na última foto da última receita, a @nanirodrigues, que já venceu uma das etapas, contou da sua transformação por causa do Desafio: “A minha primeira foto de comida pensada e trabalhada foi pra um desafio Panelinha em outubro de 2014. Daí eu tomei gosto pela fotografia culinária! Passei o ano todo comprando livros de culinária com fotos que eu admirava, lendo artigos e mais artigos sobre foto de comida em blogs na internet, vendo um zilhão de vídeos sobre esse assunto no YouTube, comprando uma louça aqui, um talher antiguinho ali, e fotografando muito! Tudo na tentativa e erro. (...) Comecei a sentir segurança de cozinhar para os meus pais (minha mãe tem a mão maravilhosa pra cozinha e meu pai, seu maior admirador, era um terreno difícil) e, de repente, todo mundo queria provar da minha comida. Eu erro muito! O bolo não cresce, o arroz passa do ponto, salgo demais a carne, mas quando fica bom e alguém solta um "huuum" do meu lado não tem satisfação maior! E tudo isso começou com uma foto de espaguete! Agora minha cozinha é viva! Que sempre haja vida na cozinha de todos!️”. Faço coro, Nani! E, ó: você arrasa nas fotos.

Olha o que o @vitorcorrea13 postou: “Por intermédio de vocês eu pude descobrir o verdadeiro prazer que é cozinhar! Aprendi que quando a gente faz o que faz com amor, tudo se transforma... Basta estarmos dispostos a curtir, a olhar o mundo com outros olhos e a aprender... Aprender a sentir novos aromas, novos sabores, novos desafios... A vocês, meu mais sincero obrigado!”. Que legal ler isso – conheci o Vitor no lançamento do #LivroCozinhaPratica em Porto Alegre, que aconteceu ontem, olha que coincidência.

Para encerrar este texto (porque tem mais histórias ótimas, é só fuçar nas hashtags do desafio, como a #PanelinhaEuQueFiz15Anos), mais uma amostra de compromisso e perseverança: “O bolo cremoso de chocolate merecia beleza à altura do seu sabor, mas mês de mudança, né? Em meio a caixas e caixas só deu mesmo para fazer uma vez, para não deixar de participar da última etapa do desafio #panelinhaeuquefiz15anos. Tenho certeza que na casa nova, no ano novo que está por vir, os novos desafios terão novo sabor e beleza”, escreveu a @chez_dandan, que eu também conheci em um dos lançamentos (é o livro dela na foto que ilustra este post). Isso é que é estabelecer prioridade!

Obrigada a todos os que participaram não só do desafio, mas desta comemoração. Aqui no Panelinha, a gente pesquisa, adapta, testa, testa de novo, cuida bastante da maneira de escrever a receita, revisa o texto, escolhe a louça, fotografa de mil ângulos, e só então publica. E é assim com cada receita, há 15 anos.

Claro que participar do desafio é o maior prêmio, mas quem se destacou vai ganhar também:
- uma caixa com os todos os livros da Editora Panelinha;
- um conjunto de panelas de aço inox Tramontina;
- uma peça do acervo Panelinha exclusiva, escolhida por mim!

O resultado sai no dia 16/12. Até lá, não deixe de ver diariamente as nossas sugestões e dicas para ceia no especial #NatalPanelinha.

Fotos: Reprodução Instagram