O poderoso gengibre

O poderoso gengibre
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de junho de 2012


No último Cozinha Prática, a receita em destaque foi sopa de abóbora, mas o gengibre, o ingrediente-curinga do episódio, também teve um papel importante. Quem já testou a receita viu que ele faz toda a diferença. Apenas umas raspas levantam o sabor da abóbora e mudam totalmente o astral da refeição. Recebi até mensagem de gente que ficou se sentindo melhor do resfriado por causa dele!

Mas o gostinho picante dessa raiz japonesa não vai bem apenas nas sopas ou nas receitas salgadas. O gengibre dá personalidade a bebidas, como o suco de melancia. Gosto também dele puro, como no chá de gengibre. Nesse tempo frio, não tem mesmo melhor remédio para prevenir o resfriado. Sem contar as outras propriedades dele, como antioxidante e desentoxicante do organismo.

Para ralar, utilizo um utensílio próprio para gengibre, comprado no bairro da Liberdade, em São Paulo (em qualquer loja de artigos japoneses é fácil de encontrar). Mas vale picar fino, cortar em tiras e, se for bem novinho, não precisa nem descascar. A pele é fininha.

No dia a dia, para dar um sabor especial a qualquer prato que vá cebola e alho, acrescente um pouquinho de gengibre. Mas se você acha mais fácil usar um alimento novo seguindo a receita passo a passo, não de desespere! Fiz uma seleção especial do Panelinha com esse ingrediente:

Biscoito de gengibre
Crème brûlée de gengibre ao perfume de laranja e bauninha
Frango com geleia e gengibre
Frango com leite de coco, limão, gengibre e capim-santo
Sopa de cenoura, mel e gengibre
Tofu com gengibre ralado
Trouxinha de frango e gengibre com molho de laranja
Sopa de manga ao gengibre servida com frutas e sorvete de coco