O que tem na geladeira? Abobrinha e batata!

O que tem na geladeira? Abobrinha e batata!
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de agosto de 2016


Na quinta-feira (4/8) tem estreia dupla: você vai ver, de uma só vez, dois episódios da primeira temporada da nova produção do #EstúdioPanelinha.

Em ‘O Que Tem na Geladeira?’, que vai ao ar pelo canal Panelinha no YouTube, vou mostrar mais do que receitas. A cada episódio, vamos explorar juntos um alimento, e você vai descobrir a minha fórmula de criar receitas. Para começar tem abobrinha. E logo na sequência você já pode assistir ao episódio da batata. Aliás, você já se inscreveu no canal Panelinha? Vale a pena, porque só assim você pode ser notificado a cada lançamento novo. Os episódios vão ao ar às terças e quintas, sempre ao meio-dia.

Como criar receitas
Depois de tanto tempo testando receitas – já são mais de vinte anos, acredita? –, acabei criando uma fórmula. Ela é baseada em três variáveis: cortes, métodos de cozimento e combinações de sabor. O segredo é cruzar esses três aspectos em cada alimento. É assim que penso em receitas no estúdio, e na minha casa também. Até o maior desafio, que é transformar legumes, raízes e hortaliças em pratos variados, fica fácil.

Pois é isso que você aprender nessa nova série. E vai ver muitas receitas, claro. E é tudo vapt-vupt, rapidinho, para você se inspirar, ter uma boa ideia de como o alimento se transforma em prato pronto para servir, sem precisar anotar tudo correndo. As receitas completas, com medidas e passo a passo bem detalhado, ficam aqui no site. Você acessa num clique, pelo link que aparece no final de cada vídeo ou digitando o nome do ingrediente na busca do Panelinha.

Depois de ver todas as preparações, reforço a aula com tabelas dos métodos de cozimento usados, dos cortes e ainda sugiro mais algumas combinações de sabores. Essa revisão é importantíssima para você assimilar na prática o conceito da fórmula. Quando você pegar o jeito, nem vai mais precisar de receitas para preparar refeições do dia a dia!

O que acontece depois de ver cada episódio?
Mesmo que você já seja piloto de fogão, vai aprender coisas novas; mas caso seja iniciante, vai aprender muitas coisas novas. Vai sair inspirado, pensando em qual receita preparar na próxima refeição. Vai dizer um baita “ufa!”, porque, finalmente, encontrou um jeito diferente de preparar o ingrediente de sempre. E “uau!”, porque vai ficar com vontade de cozinhar com um alimento que nunca compra, simplesmente porque não sabia como usar.

Como acordei boazinha hoje, conto aqui, em primeira mão, o vai rolar nos dois primeiros episódios da primeira temporada de 'O Que Tem na Geladeira?':

Abobrinha
Versátil, a abobrinha pode ser grelhada, assada, e fica uma delícia até crua. Recheada, vira prato principal. E se em vez de cozinhar na água, você cozinhar no molho de tomate? Tem tudo isso no episódio de estreia, e mais: você vai aprender com que temperos e ingredientes combinar, e que o jeito de cortar a abobrinha ajuda a decidir o que preparar com ela.



Batata
Excesso de possibilidades pode ser um problema? Batata fica bom de todo jeito, só crua é que não dá! Mas você vai ver que assada no micro sai rapidinho (sem desculpa para comer comida pronta!), que vira a lindíssima hasselbeck e vai ver até como preparar em casa batata frita – um método diferente e eficaz.




Ah, uma última coisinha: já está seguindo o perfil no Instagram @oqtemnageladeira ? É lindo, mas para entender a graça dele, em vez de olhar uma foto de cada vez, clique no perfil e veja o grid, com todas as fotos juntas. Elas formam uma mesa cheia de pratos saborosos (e louças incríveis). E a cada episódio novo, a mesa vai crescendo. Vale acompanhar.


­ Foto: Editora Panelinha / Gilberto Oliveira Jr.