Os vencedores do Desafio Panelinha 2016

Os vencedores do Desafio Panelinha 2016
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de janeiro de 2017


Que demais o #DesafioPanelinha2016! Uma abundância de participações, um monte de foto bonita (e apetitosa) e uma série de depoimentos que mexeram com o nosso coração – é sério.

Importante ver na prática a transformação do projeto “O Que Tem na Geladeira?” na vida das pessoas. Você vai conferir logo mais uma amostra deles, dos dez vencedores. Teve quem descobrisse sabores novos em ingredientes novos – rabanete e cogumelo encabeçam a lista – e também sabores novos em ingredientes conhecidos, como a cenoura, a ervilha, a abóbora. Teve também quem se arriscasse em inventar receita, um dos objetivos do projeto – no creme de cogumelos, entrou aspargo, “porque tinha na geladeira”; com a sobra do legume assado, uma salada novinha em folha. Perfeito! A batata, que todo-mundo-tem-na-geladeira, foi quase unanimidade: todo mundo fez uma ou outra receita com ela, e ainda conseguiu se surpreender com os sabores.

Conheça os vencedores, que levam como prêmio um livro da Editora Panelinha. Para ver mais imagens e depoimentos, passeie pela hashtag #DesafioPanelinha2016 no Instagram.

@andressa_zigart


"Purê rústico de abóbora." Fazer essa receita sintetiza muito bem a palavra "Desafio" do #DesafioPanelinha2016. Cortar e descascar a abóbora japonesa foi uma batalha árdua kkkkk. Mas é sinal de que coisas boas não vêm facilmente mesmo, porque o resultado foi um purê absurdamente delicioso!!! Não é mesmo, @ritalobo? Impressionante como um ingrediente que eu ignorava no mercado pudesse me surpreender tanto.


@blogdovictor


Não era tão fã de ervilha até descobrir a fresca e congelada, que é totalmente diferente da enlatada. A fresca e congelada tem cor, sabor, formato (haha) e pode ter textura, como a da foto: assada e com especiarias (cominho e canela). Descobrindo novos sabores com "O Que Tem na Geladeira?"


@carolineiseppi


Domingo é dia de protagonizar o molho de tomate! Feito na hora, saudável, com um toque de ervas frescas... Hummm, delícia! O Tomate é um coringa que nunca falta na geladeira da #residenciadosbombonzinhos...


@castroodouglas


Todo mundo sabe minha paixão por frango com quiabo né? É a minha memória mais sensível de infância. Essa receita da Rita Lobo me levou lá para os domingos na casa da vovó com a família reunida!


@crispatissieri


Para o jantar de ontem fiz essa salada de cenoura com vinagre balsâmico e castanha (a original leva de Caju, mas usei Pará porque era a que tinha em casa). Nessa #ReceitaPanelinha tão simples, a acidez do balsâmico é apaziguada pelo dulçor do mel e da própria cenoura. A salsa garante o frescor e a castanha potencializa a crocância. Descobrir uma explosão de sabores usando ingredientes do dia a dia e poucos minutos de preparo é o sonho de qualquer pessoa que valoriza comer bem. Cenoura: sou fã demais. @ritalobo obrigada por mostrar que ela pode ficar ainda mais deliciosa do que já é!


@ladaher

Uma foto publicada por LA DAHER (@ladaher) em


Fritata de batata com aspargos. Que delícia! Último dia do #desafiopanelinha2016 com receitas do livro #OQueTemNaGeladeira da @ritalobo. Eu acabei não reproduzindo tantas receitas do livro fielmente, mas a maior lição que ele traz está em sua essência, de aproveitar o que temos na geladeira de novas formas, ter mais criatividade e autonomia na cozinha, o que nossas vovós já faziam muito bem. Depois de tanto tempo cozinhando e precisando cozinhar no dia a dia, é natural que nosso repertório aumente e a gente invente e se vire cada vez mais, mas este livro se tornou um curinga e uma grande fonte de boas ideias e adaptações com alimentos que já haviam até perdido a graça na mesa. Este desafio acaba hoje, mas permanece vivo por toda a vida para quem precisa cozinhar!


@luizapudim

Uma foto publicada por Lu (@luizapudim) em


Hoje é dia de... Nhoque! De batata-doce com manteiga de sálvia, muito mais sequinho e gostoso do que eu podia imaginar!


@luoliviera.7l


Chegar cansada em casa com fome de leão não é desculpa para comer comida pronta! Esta salada de mandioquinha com vagem e molho de alcaparras fica pronta num piscar de olhos. E tem um contraste de texturas e sabores que não deixa ninguém se queixar de monotonia na cozinha. Saborosíssima! Surpreendeu-me, mais uma vez, esta #ReceitaPanelinha de #Mandioquinha! E eu que pensava que mandioquinha só virava papinha...


@terezacastro


Batata-doce para mim era sempre cozida e, comia tanto em dietas, que passei a achar sem graça! Me encantei por essa receita por ser rápida de fazer e por dar um sabor totalmente diferente àquela batata cozida. Crocante por fora e macia por dentro, a páprica e o alho são uma combinação perfeita!


@vitorcorrea13


E lá vai minha última fotinho do desafio Panelinha 2016! Homus com carne desfiada e cebola caramelizada. Sabe o que é mais legal? O desafio termina hoje, mas as receitas do livro "O Que Tem na Geladeira" continuam pra todo o SEMPRE! É mudança de vida, bem!