Não tome água fria com fondue

Não tome água fria com fondue
Compartilhe

Por Rita Lobo - 03 de junho de 2016


Fondue de queijo é kitsch. Mas fondue feito em casa, com queijos escolhidos por você e acompanhamentos espertos é kitsch e deliciosa. No Panelinha, criamos um cardápio muito legal para a fondue de queijo: pão caseiro, legumes grelhados e rosbife. Vira uma refeição especial, para comemorar o começo do friozinho. Tenho algumas dicas para deixar o programa ainda mais legal.


Cuidado com a bebida
Enquanto estiver comendo a fondue, a gente deve beber apenas vinho em temperatura ambiente – seja tinto, seja branco –, ou um chá de ervas, sem açúcar. Nunca água, muito menos gelada. A ideia é evitar que a bebida gelada e o queijo quente deem indigestão.

Utensílio próprio? Não precisa
O aparelho de fondue, que inclui uma panelinha sobre um réchaud (que mantém o preparo quente) e garfos próprios para mergulhar o pão (que é como se serve tradicionalmente a fondue), é um clássico da lista de presentes de caasamento. Mas você não precisa ter um para preparar a receita.

Leia: Não precisa da panela de fondue para fazer fondue

Fondue, só se for caseira
Nesta época do ano, os supermercados destacam caixinhas de fondue já pronta. Não caia nessa armadilha: é um produto ultraprocessado, com corantes e conservantes. Nossa receita é simples e tem versão acessível: leva queijo minas padrão na mistura. E no lugar do destilado importado, a gente foi de cachaça, igualmente acessível.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani