Bolo sem glúten

Bolo sem glúten
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de fevereiro de 2014


Luciana Lobo é colunista convidada do Blog da Rita e assina semanalmente os posts Só Chocolate.

Hoje em dia fala-se muito em alimentos sem glúten. O curioso é que faço uma receita bolo de chocolate com coco sem glúten há mais de 15 anos. Mas uma coisa é certa: quem comia este bolo sempre se surpreendia, pois é bem levinho e fofinho. O melhor de tudo é que é facílimo de fazer. Apenas tome cuidado ao desenformar porque ele é muito delicado e pode quebrar. O segredo é untar bem a forma e esperar esfriar um pouco. Dica: fica uma delícia quente!

Bolo de chocolate sem glúten
Serve 12 porções
Tempo de preparo: 15 minutos + 50 minutos para assar

Ingredientes
6 ovos
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 de xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de coco ralado
Manteiga e açúcar para untar e polvilhar

Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 200 °C (médio-alto) e unte com manteiga uma fôrma redonda com furo. Polvilhe o açúcar nas laterais e bata a fôrma com o fundo virado para a cuba da pia para que o excesso de açúcar caia.

2. No copo do liquidificador junte os ovos (quebre um por vez numa tigelinha antes de passar para o copo – assim, se um deles estiver ruim, não estraga a receita inteira), o chocolate em pó, o açúcar, a manteiga e o coco ralado. Bata bem para incorporar. Por fim, adicione o fermento em pó e bata apenas para misturar.

3. Transfira a massa para a fôrma e asse em forno preaquecido por aproximadamente 50 minutos. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Sirva a seguir.