Top 10: Receitas perfumadas

Top 10: Receitas perfumadas
Compartilhe

Por Rita Lobo - 24 de maio de 2016


Quer convencer alguém a preparar uma receita rapidinho? Diga que o preparo é perfumaaado… Assim, com esse arrastado mesmo. Quer um exemplo? Você prefere um franguinho grelhado ou sobrecoxas de frango assadas com maçãs? E a batata: vai cozida na água ou assada com ervas e azeite? Bolo com caldo de laranja ou com caldo + licor + raspas de laranja?

Lançar mão de ervas, raspinhas, especiarias e afins fazem mais do que perfumar um preparo: ajuda a pensar um cardápio ampliado, com mais possibilidades de variação. Vale relembrar que variação é uma das dicas de ouro para manter uma alimentação saudável de verdade. Ou seja, é muito mais do que perfumaria.

Listei dez receitas que exalam o aroma antes mesmo de chegar ao prato. Não estranhe se você sentir o cheirinho de bolo saído do forno só de ler o nome da receita…

Bolo de laranja com glacê de água de flor-de-laranjeira
Bolo de laranja já é perfumado. Este vai além: tem raspas de laranja, licor de laranja e água de flor-de-laranjeira. Conseguiu sentir daí?

Batata rústica assada com ervas
Ela é a substituta ideal da batata frita, só que em versão saudável. E não é uma simples batata assada: a receita tem alecrim, tomilho, sálvia e alho – que fica doce depois de assado.

Pipoca com açúcar mascavo e cardamomo
A pipoca nunca mais será a mesma! Use especiarias, ervas e açúcar para deixar o preparo supersaboroso e ultraperfumado.

Frango com geleia e maçãs
Frango assado é bom, maçã assada é bom, cebola assada é bom. Junte os três que fica tudo ótimo!

Pé de moleque com semente de coentro
Esse é todo elegante: amendoim picado e semente de girassol na calda de açúcar, perfumada com semente de coentro. Olha a festa junina chegando...

Macarrão com sardinha e limão
Tem macarrão, tem sardinha, tem tomatinho. Só falta salpicar o preparo com raspas de limão antes de servir: faz toda a diferença!

Bolo perfeito de banana caramelada
As bananas vão no fundo da fôrma, com calda de açúcar. Quando a gente desenforma, ele fica perfeitamente dourado, lindo e perfumado.

Ragu de cenoura
Cenoura refogada você já conhece. Para sair da rotina, experimente este ragu que tem erva-doce, páprica, gengibre, cravo, cominho e cardamomo.

Castanhas carameladas com cominho, canela e limão
Se você vive comprando castanha-de-caju e amendoim para servir como petisco, experimente esta versão agridoce. Junto com as especiarias, vão raspas de limão, que dão frescor ao preparo.

Caipirinha de maracujá com gengibre e folhas de mexerica
Drinque fresquinho, brasileiríssimo e surpreendente: as folhas de mexerica perfumam o happy hour todo!

Fotos: Editora Panelinha