Utensílios para confeitaria

Utensílios para confeitaria
Compartilhe

Por Rita Lobo - 20 de novembro de 2014


Luciana Lobo é colunista convidada do Blog da Rita e assina semanalmente a coluna Só Chocolate. No post de hoje ela revela quais são os utensílios que não podem faltar na cozinha de um confeiteiro.

Na semana em que o blog Pitadas lista os utensílios indispensáveis na cozinha, a gente aqui na confeitaria não poderia ficar de fora. Quem gosta de fazer doces, bolos e sobremesas vai adorar saber um pouco mais sobre os ítens indispensáveis para um confeiteiro.

Espátula de silicone
Um dos utensílios mais importantes da confeitaria, ela substitui a colher de pau. E, acredite, facilita muito na hora de raspar o conteúdo da panela ou tigela. Mas cuidado para não comprar uma de plástico! Só a de silicone pode ser usada na panela quente.

Batedor de arame (ou fouet)
Não vivo sem é o batedor de arame na cozinha. Ele é, de longe, o meu utensílio predileto, seja para preparações frias ou quentes. É essencial para creme de confeiteiro, ou qualquer creme que leve amido de milho ou farinha para engrossar, pois ajuda a não deixar empelotar. Mexe, mexe, mexe! E eu ainda intercalo o batedor e a espátula de silicone para deixar o creme lisinho. Nas preparações frias que pedem ovo inteiro, sempre misturo a clara e a gema do ovo com o batedor até a misturinha ficar homogênea, antes de adicionar os ovos à massa. Aliás, para fazer crepes e pudins, prefiro mexer com o batedor a usar o liquidificador. Fica tão lisinho quanto e trabalho a massa com mais delicadeza.

Medidor em xícaras
O primeiro post do Pitadas conta mais detalhadamente sobre os medidores-padrão. Mas eles também são essenciais na cozinha dos confeiteiros! Existem várias opções, eu prefiro as de aço inox.

Saiba mais sobre medidores no blog Pitadas

Tigelas
E, por último, vasilhas, que de uns tempos pra cá todo começaram a serem chamadas de bowls! Well, eu sugiro um jogo de inox e outro de vidro. O de inox serve para separar e preparar os ingredientes. Mas não vão ao micro-ondas! Por isso, um joguinho de vidro também é essencial. Onde é que vamos derreter os nossos quilos e mais quilos de chocolates?

Foto: Editora Panelinha