Marmita de chef: Sobrecoxa de frango e purê de batata

Marmita de chef: Sobrecoxa de frango e purê de batata
Compartilhe

Por Rita Lobo - 14 de junho de 2022


A dupla mais zona de conforto da cozinha, o frango e a batata, vão ganhar um chacoalhão daqueles! Pra tirar o frango da mesmice, em vez de grelhar, vamos brasear. Essa técnica culinária, que combina o uso do fogão e do forno, é garantia de sucesso. Pra ficar ainda mais especial, vamos caprichar nos temperos: salsão, tomilho, laranja, gengibre... Dá pra imaginar? Já o purê vem numa versão nada básica: ele ganha um toque de missô. Pois é, pra sair da zona de conforto tem que ousar! A vantagem é que aqui a ousadia vem com garantia de que vai dar certo. Vai sair uma refeição especial, bem diferente, e sem dar trabalho extra.

Tudo sobre a temporada Marmita de Chef

Receita do dia: Sobrecoxa de frango com salsão, tomilho e laranja e purê de batata com missô

A combinação de salsão, tomilho e laranja já seria suficiente pra tirar o frango do lugar comum. Mas além dela, vamos garantir show de texturas com o braseado. As sobrecoxas são douradas na frigideira e depois vão ao forno, onde terminam de cozinhar. O resultado é um frango crocante, suculento e que forma um molhinho incrível.


Já o purê vai ganhar um toque de intensidade: a pasta de soja fermentada tira o sabor do preparo do lugar comum. O truque de planejamento é que vamos purê preparar a mais – mas desta vez, vamos separar as sobras planejadas antes de finalizar a receita com o missô, assim elas ficam com sabor mais neutro e, portanto, mais versáteis.


E não vai faltar marmita de chef, claro! Dessa vez, quem entra no desafio de transformar as sobras do prato principal é a chef Larissa Januário.


Marmita de chef: fricassé de frango escondidinho

Além de chef, a Larissa é jornalista e apresentadora. Sabe aquelas pessoas que se viram em mil? Então! Conhecida por sua habilidade com receitas de improviso, ela caprichou na missão da marmita.


Com as sobras do frango e do purê, um pouco de espinafre e um pacotinho de ervilha congelada, a Larissa preparou um fricassê de frango escondidinho que, além de ficar um escândalo de bom, tem uma sacada de praticidade bem legal: o escondidinho assa na marmita de vidro. Aí é só tampar e levar pra geladeira até o momento de reaquecer e comer.

Sobras planejadas

Com as sobras de purê, vou mostrar dois preparos bem diferentes.

Uma parte vamos transformar nesses bolinhos de batata com repolho bem crocantes e douradinhos.


A outra parte vai ganhar sabores totalmente diferentes. O purê com ervas e iogurte fica bem cremoso e ganha o frescor da salsinha e da cebolinha.

Cozinha Prática vai ao ar quarta (15), às 20h45.