Brigadeiro de limão, da Juliana Motter

Brigadeiro de limão, da Juliana Motter
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2021


O brigadeiro de limão da Maria Brigadeiro é o favorito da Dora, minha filha, por isso pedi pra Juliana Motter mostrar o preparo. E ela contou uma história tão linda, que, olha, fiquei feliz de ter pedido a receita. Com a pandemia, e todas as incertezas que pintaram no horizonte, a Juliana Motter paralisou a fábrica da Maria Brigadeiro por alguns meses. Quando ela voltou à fábrica, para retomar a produção, encontrou os dois limoeiros que tem ali totalmente carregados de limão. Com isso, o brigadeiro de limão, que ia sair de linha por um período, ganhou um novo significado e foi o primeiro a ser produzido na reabertura da Maria Brigadeiro. Lindo, né? Confira o passo a passo.

Tudo sobre brigadeiro

Cozinha Prática Novos Ares

Brigadeiro de limão do jardim


Rende 30 brigadeiros

Tempo de preparo: 1h50


PARA A CALDA DE LIMÃO

20 ml de caldo de limão cravo peneirado

20 g de açúcar


Numa panela pequena, coloque o caldo de limão e o açúcar e leve para cozinhar em fogo baixo por 5 minutos, ou até reduzir. Apague o fogo e reserve.


PARA O BRIGADEIRO


395 g de leite condensado caseiro

20 g de manteiga com sal

raspas da casca de 1 limão cravo

125 g de creme de leite

toda a calda de limão

manteiga para untar a travessa e as mãos

100 g de chocolate branco artesanal em raspas

  1. Unte uma travessa com manteiga – ela será usada para armazenar a massa do brigadeiro antes de enrolar.
  2. Numa panela média coloque o leite condensado, a manteiga e leve para cozinhar em fogo baixo, mexendo com uma espátula de silicone até ferver, por cerca de 5 minutos.
  3. Adicione o creme de leite e continue mexendo, fazendo movimentos circulares com a espátula, até a massa de brigadeiro engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela – isso leva de 8 a 10 minutos). Para saber se está no ponto certo de enrolar, faça o teste da espátula: pegue um pouco de massa com a espátula, levante e solte, ela deve cair em blocos.
  4. Desligue o fogo e misture a calda e as raspas de limão. Transfira o brigadeiro para a travessa e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora.
  5. Para enrolar os brigadeiros: unte as mãos com manteiga. Com uma colher de chá retire uma porção de brigadeiro e enrole formando uma bolinha de aproximadamente 15 g. Passe cada brigadeiro nas raspas de chocolate branco e acomode em forminhas de papel número 4. Sirva a seguir.