Sem carne e surpreendente: Canjiquinha com abóbora e cogumelos refogados

Sem carne e surpreendente: Canjiquinha com abóbora e cogumelos refogados
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de setembro de 2022


Pensa em uma combinação incrível de sabores e texturas. O cardápio é sem carne, mas todo mundo vai se apaixonar.
Refeição sem carne nada trivial: canjiquinha com abóbora e cogumelos refogados

Para compor a combinação de sabores e texturas um alimento incrível entra em jogo: a canjiquinha que também é conhecida em algumas regiões quirera, xerém ou péla égua. É um milho seco e triturado grosseiramente.
Canjiquinha: o acompanhamento perfeito para quem gosta de variar o cardápio

RECEITA: CANJIQUINHA COM ABÓBORA E COGUMELOS REFOGADOS

A canjiquinha é um clássico da culinária brasileira. Tradicionalmente faz dupla com carne de porco. Mas aqui mostro uma outra possibilidade para usar este ingrediente.

Nesta preparação a canjiquinha fica supercremosa e ganha cor e o sabor da abóbora.

Essa receita tem basicamente duas etapas: a primeira é cozinhar a canjiquinha. A segunda é refogar a abóbora. E aí lá no fim tudo se junta. E para finalizar em grande estilo o prato é servido com cogumelos refogados com salsinha.
Basta passar os cogumelos na frigideira com azeite, alho e salsinha para que eles se transformem em um preparo delicioso

RECEITA: COGUMELOS REFOGADOS COM SALSINHA

Cada tipo de cogumelo tem uma consistência e um sabor. Para este preparo escolhi dois que podem ser encontrados com mais facilidade. O cogumelo-de-paris é mais carnudo, mas tem um sabor mais neutro. Já o shiitake tem um sabor mais intenso e um talo mais firme que, normalmente, acaba virando caldo.

Na cozinha francesa, a combinação de cogumelo refogado com alho e salsinha é tão clássica que tem até nome: é o cogumelo à provençal.

Neste preparo eles são servidos tostadinhos, com a canjiquinha cremosa e o adocicado da abóbora… Essa combinação de sabores e de texturas é supreendente!

Um prato muito elegante e feito com poucos ingredientes.


Sobras planejadas!
Reservei uma parte da canjiquinha cozida na panela de pressão, que ganhou um toque de manteiga e queijo parmesão para usar como base de uma nova preparação. São as sobras planejadas que irão virar um prato com a assinatura da chef Janaína Rueda.

Sobrou pro chef!
Janaina Rueda é dona do Bar da Dona Onça. Ela fez bonito e transformou as sobras planejadas de canjiquinha cozida em um novo prato, com a assinatura dela.
Janaína Rueda usou as sobras planejadas de canjiquinha para criar um novo prato

RECEITAs: ENSOPADINHO DE LOMBO COM CANJIQUINHA, E CANJIQUINHA DOURADA NA BANHA

Nas mãos da Janaína as sobras da canjiquinha se juntaram a um lombo supersaboroso. E sabe o resultado? Não um, mas dois pratos com a assinatura dela.

Um ensopadinho de lombo com canjiquinha, tomate e couve que estava delicioso e uma receita bônus: canjiquinha dourada na banha! Pratos incríveis com a assinatura dela. Olha só o passo a passo.

***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.