Vem aí: Cardápios com História

Vem aí: Cardápios com História
Compartilhe

Por Rita Lobo - 21 de março de 2022


A cozinha não é só lugar de fazer comida. Nela, a gente se reúne com os amigos, com a família, conta e ouve histórias… Comida, celebração e memória têm tudo a ver.


Na nova temporada do Cozinha Prática, vou preparar receitas deliciosas e saudáveis, como sempre. Mas dessa vez a inspiração vem da vida de mulheres incríveis que vão ser lembradas e celebradas aqui com a gente.


Cardápios com História tem como ponto de partida a biografia de personalidades interessantíssimas, mas que não receberam em vida o reconhecimento que deveriam. Algumas até foram apagadas pela história! São mulheres que podem até não ser muito conhecidas, mas impactaram a vida de todos.


Cozinha Prática estreia TERÇa (29), às 20h45


Uma africana que foi pioneira no microcrédito para empreendedoras mulheres… Uma inglesa que estabeleceu a base para os mecanismos de busca que hoje a gente usa tantas vezes por dia na internet… Uma fotógrafa de guerra que também mudou os rumos da arte… A primeira botânica da Índia, que desenvolveu o tipo de cana de onde o açúcar é extraído e defendeu plantas, árvore e até florestas… Ah, e tem até a primeira mulher a dar a volta ao mundo sozinha, e mais rápido que um homem!


A cada episódio, a partir de uma biografia, você vai ver um cardápio completo, com sabores inusitados, que misturam referências de tradições culinárias diferentes. Mas, claro, sem deixar de ser Cozinha Prática: as receitas cabem no dia a dia e ajudam a criar momentos especiais ao redor da mesa.


Vamos otimizar o seu tempo

Além do preparo detalhado de cada receita, vamos dar um passo a mais: nesta temporada, vou mostrar como fazer um bom plano de ataque, ou seja, como definir a ordem de preparo das receitas para que tudo fique pronto na hora certa. E mais do que isso: você vai aprender a otimizar o tempo na cozinha!

Ah, e não poderia deixar de falar dos meus convidados. Vai passar muita gente incrível por essa temporada, mulheres que vêm para me ajudar a contar a história da personagem de cada episódio e também para compartilhar conhecimento e técnicas culinárias para você usar em casa.


Não quero ficar dando spoiler, mas os cardápios da temporada têm uma riqueza especial. Como cada um se baseia numa trajetória de uma pessoa, e essas trajetórias são muito únicas, as misturas de referências são surpreendentes.

Vou dar um exemplo: em 1889, a jornalista Nellie Bly deu a volta ao mundo em 72 dias. A façanha é só o fato mais conhecido da carreira dessa mulher que revolucionou o jornalismo investigativo e abriu caminho para conquistas profissionais de muitas outras mulheres. Ainda adolescente, ela escrevia pra jornais sempre que via alguma coisa preconceituosa publicada. Não foi diferente no dia em que leu uma coluna dizendo que as mulheres serviam pra dar à luz e cuidar da casa. Ela não teve dúvidas: mandou uma resposta furiosa. E foi tão bem escrita que acabou contratada como repórter. Ainda bem jovem, com 25 anos, ela propôs um desafio pro chefe dela de um jornal de Nova York: garantiu que conseguiria dar uma volta ao mundo, em menos tempo do que os personagens do famoso livro do escritor Júlio Verne. Na ficção, a viagem durou 80 dias!

Nellie provou que as mulheres podiam, sim, viajar sozinhas — e ainda abriu portas pra muitas outras jornalistas.


Enquanto relembramos a biografia de Nellie, vamos preparar um cardápio inspirado nas anotações da viagem. No livro que publicou sobre a aventura, ela conta ficou encantada com um prato indiano de especiarias bem famoso… Então, por aqui, a gente vai de curry de frango. Ela também comenta que na Índia as pessoas comiam tudo com um tipo de acompanhamento agridoce de frutas. Sabe o que era? Chutney de manga! Pra finalizar, escolhi um acompanhamento que equilibra o ardido do curry, a raita de pepino com coentro, uma saladinha super-refrescante. Pra sobremesa, a gente se inspira na parada que a Nellie fez no Japão: você vai ver como preparar um brownie de chocolate branco com matchá, um tipo de chá verde japonês. É bem diferente!

Ao longo dos episódios, vai ter receita tradicional inglesa, como esse shortbread, um biscoito amanteigado que derrete na boca, café turco, preparado à moda tradicional, pastel de angu beeeem mineiro... Vamos viajar por muitas heranças culinárias enquanto descobrimos as biografias dessas mulheres sensacionais. Deu para sentir o clima da temporada?


Veja a lista de personagens cujas biografias inspiraram cada episódio dessa temporada de Cardápio com história:


Ep.1 - Lélia Gonzalez: 29/3

Ep.2 - Lady Mary Montagu: 31/3

Ep.3 - Nellie Bly: 5/4

Ep.4 - Nísia Floresta Augusta: 7/4

Ep.5 - Esther Ocloo: 12/4

Ep.6 - Alice Guy Blanche:14/4

Ep.7 - Lee Miller: 19/4

Ep.8 - Karen Spark Jones: 21/4

Ep.9 - Musaraki Shikibu: 26/4

Ep.10 - Janaki Ammal: 28/4

Ep.11 - Maria Telkes: 3/5

Ep.12 - Mary Kenner: 5/5


Já coloca aquele aviso no celular para não esquecer. Cozinha Prática volta terça, 29. Os episódios inéditos vão ao ar às terças e quintas às 20h45.