A cebola caramelizada brilha no arroz perfumado e transforma o macarrão na manteiga

A cebola caramelizada brilha no arroz perfumado e transforma o macarrão na manteiga
Compartilhe

Por Rita Lobo - 28 de setembro de 2022


Sabe aquela comida do dia a dia que tinha tudo para ser sem graça, mas com bastante criatividade e as técnicas certas, é transformada em uma refeição incrível e saborosíssima?

Olha, só. No prato do dia tem abobrinha de frigideira servida com lentilha feita na pressão e um irresistível arroz com cebola caramelizada, raspas de limão e castanha-de-caju.Refeição sem carne e supersaborosa: abobrinha, lentilha e arroz com cebola caramelizada

A lentilha é a mais prática das leguminosas. Não precisa deixar de molho, e fica pronta em 20 minutos na panela convencional ou em 5 na pressão.
Lentilha cozida com cominho é uma ótima opção para garantir o pê-efe na mesa

RECEITA: LENTILHA COM COMINHO NA PRESSÃO


O cominho é o par perfeito da lentilha Ele intensifica o sabor dessa leguminosa. Mas se você não tiver cominho ou não gostar, pode substituir por cúrcuma, páprica ou até gengibre em pó. Vale a experiência!
Arroz perfumado com cebola caramelizada e castanha-de-caju é bom demais

RECEITA: ARROZ PERFUMADO COM CEBOLA CARAMELIZADA E CASTANHA-DE-CAJU


A cebola caramelizada tem um poder e tanto. Ela fica macia e dourada e vira um curingão na cozinha, e o melhor de tudo é uma receita prática, e pode até congelar.

Neste preparo se une às raspas de limão e à castanha-de-caju, e transforma o arroz do dia a dia. Com novas camadas de textura, de aroma, e de sabor, este arroz é o acompanhamento perfeito para diferentes pratos. E pode até brilhar como protagonista da refeição - por quê não?
Receita pá-pum: fica pronta em 15 minutos. Vai bem em um almoço ou jantarzinho rápido e faz bonito como acompanhamento do pê-efe.

RECEITA: ABOBRINHA AGRIDOCE DE FRIGIDEIRA


A abobrinha é um alimento muito versátil. Pode ser servida crua, assada, empanada, ensopada… Aqui é cozida na frigideira.

Os cortes quadriculados deixam o prato supercharmoso e ajudam a absorver os sabores do molho agridoce, preparado com mel e vinagre.


Marmita do Chef!
Os pratos, cheios de sabor e personalidade, vão virar uma refeição totalmente diferente nas mãos do chef Fred Caffarena. Fred é especialista em culinária do oriente médio e sabe usar especiarias como ninguém. Ele é chef do Make Hummus, Not War e do Fãrãn.
Fred Caffarena transformou pratos cheios de personalidade em uma nova refeição.

O Fred Caffarena usou o poder da criatividade e das especiarias e temperospara transformar lentilha com cominho, o arroz com cebola caramelizada e a abobrinha de frigideira em um dosa recheado com kaddu ki sabzi - uma deliciosa panqueca indiana de lentilha com arroz, recheada com curry de abobrinha.

RECEITA: dosa com curry de abobrinha, brócolis e milho

O prato ficou incrível, com assinatura de chef e que funciona muito bem na versão marmita.

Sobras planejadas!
Sabe aquela história de que bacon combina com tudo? Eu ousaria dizer que a cebola caramelizada é o bacon dos legumes. Dá uma levantada nas mais variadas receitas.

Eu preparei uma porção extra. São as sobras planejadas que se transformam em um molho saborosíssimo para um macarrão na manteiga.
A cebola caramelizada transforma o macarrão na manteiga em um preparo surpreendente

RECEITA: MACARRÃO NA MANTEIGA COM CEBOLA CARAMELIZADA E FAROFINHA DE PÃO


O macarrão na manteiga ganhou uma nova cara com a cebola caramelizada e a fafofinha de pão! Se ficou bom? Ficou maravilhoso!


***
O Cozinha Prática vai ao ar diariamente às 20h45 no GNT.