O cenário da nova temporada do Cozinha Prática

O cenário da nova temporada do Cozinha Prática
Compartilhe

Por Rita Lobo - 19 de março de 2018


Quem me acompanha por aqui sabe que a cozinha do Estúdio Panelinha se transforma a cada temporada, e isso não acontece só por vontade de mudar. O cenário sempre reforça a mensagem de cada projeto.

Na temporada passada, em que transformei o Cozinha Prática Verão em um curso de culinária, a direção de arte tinha a funcionalidade como foco principal. Por exemplo: a bancada ganhou nichos abertos, para que fosse bem fácil acessar os utensílios. A ideia era conversar com quem estava descobrindo o território da cozinha, topando fazer um curso para aprender a cozinhar e tomar as rédeas da própria alimentação. Fizemos questão de mostrar como pode ser fácil e prazeroso colocar a cozinha para funcionar.

O cenário do Cozinha Prática Verão


Nesta temporada, a cada episódio mostro como transformar três ingredientes básicos em dois cardápios surpreendentes para falar sobre repertório. E aí que, além de criar um cenário que conversa com o tema da temporada, demos um passo além, e o conceito chegou ao figurino. São muitas receitas por episódio, então para que ninguém se perca entre as preparações, para cada cardápio, uso um look diferente. Mas, como nas receitas, que são preparadas com os mesmos ingredientes, eles têm elementos em comum. Num episódio uso as mesmas peças, mas em cores diferentes; no outro, a mesma calça e cardigã, mas com uma blusa que muda tudo.

Saiba tudo sobre a nova temporada do Cozinha Prática

Cozinha Prática: arroz, tomate e carne

Cozinha Prática: grão-de-bico, cenoura e frango

Bom, mas estamos aqui para falar de cenário. E o que o figurino tem a ver com isso? Tudo! Para que o figurino contasse bem essa história, dessa vez era preciso ter uma cozinha mais neutra.

Aquele nicho aberto da temporada de verão ganhou gaveta revestida de palha. As cores vibrantes deram lugar a tons mais neutros. Ah, e a geladeira, que sempre se transforma, está toda discreta, mas não menos interessante: ganhou adesivagem em três cores. A gente já mudou tanto a cara dela, que ficou fácil entender o que funciona e podemos dar um passo além. Sabe o que é isso, né? Repertório! O grande tema da temporada.


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, às 21h30. Reapresentações: terça (19h30), quarta (17h), quinta (22h30), sexta (10h), sábado (16h30), domingo (10h), segunda (10h30 e 16h).