Knaidlach com klezmer? Oi?

Knaidlach com klezmer? Oi?
Compartilhe

Por Rita Lobo - 01 de setembro de 2017


– Sabe aquelas músicas de festa judaica?
– Não.
– Toda festa judaica toca um tipo de música, bem animada, sabe? Com um quê cigano... Tem um violino que parece chorar, é o instrumento principal, mas pode ter acordeão, bateria.
– Não tenho ideia...

Estava tentando explicar para a Sheila Komura, diretora do Cozinha Prática, como eu imaginava a trilha sonora do episódio em que conto sobre as minhas origens judaicas e homenageio a minha avó Julia. Nessa hora, o Ilan, que é meu marido e sócio no Panelinha, passou pela ilha de edição.


– Ilan, sabe aquelas músicas judaicas de festa?
– Klezmer!

Bingo. Esse é o gênero musical que você ouviu no episódio desta semana! Ô, marido culto, esse meu! Muito mais fácil explicar para a Sheila: foi só buscar 'klezmer'. Ela sacou rapidinho o clima e o episódio ganhou mais essa camada de memórias judaicas.

É assim com a trilha sonora de todo episódio e de toda temporada do Cozinha Prática: a diretora do programa e eu pensamos, com colaborações de toda a equipe, como reforçar a história com a trilha. A única excessão foi na temporada dos pê-efes. Todos os créditos vão para a Sheila, que bancou lambada, forró e até axé para valorizar o nosso arroz com feijão. Foi um sucesso!

Agora, nessa temporada de receitas com memória, as músicas são trilhas sonoras que brotam na minha cabeça, junto com aromas, sabores, imagens, saudades... Mas, algumas vezes, elas fazem parte de uma memória coletiva. No programa da gemada, como não usar uma música dos Saltimbancos? Quem nasceu na década de 1970, tenho certeza, se emocionou ou até cantarolou junto comigo: 'todo ovo que boto me choco de novo, todo ovo é a cara, é a clara, do vovô'?

MEU ACERVO

Muita gente pergunta sobre as minhas louças. Como combina, onde compra? Esse acervo vem sendo construído há mais de 20 anos! Todo ano viajo para adquirir peças, mas também já ganhei e herdei muita coisa. Como o assunto da temporada tem a ver com memória, nas redes, resolvi contar também a história de algumas peças que uso nos episódios.

A post shared by Rita Lobo (@ritalobo) on


O episódio inédito do Cozinha Prática com Rita Lobo vai ao ar às segundas-feiras, 20h, no canal a cabo GNT. Reapresentações: quinta (10h30 e 23h30), sexta (17h30), sábado (12h e 20h30) e domingo (16h30).