Cozinhar faz bem até para o coração

Cozinhar faz bem até para o coração
Compartilhe

Por Rita Lobo - 13 de setembro de 2019


Se você é cadastrado para receber minha newsletter (e concorrer a livros autografados), já sabe que na semana que vem estarei em Porto Alegre, para participar do Congresso Brasileiro de Cardiologia. Toda semana, envio uma cartinha com conteúdo exclusivo para o assinantes. Mas excepcionalmente nesta semana, conto aqui no meu blog também sobre essa parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que já dura quatro anos.

Assine a newsletter

"O assunto alimentação saudável é extremamente importante, especialmente se a gente está falando de coração saudável." Escolhi abrir esta conversa com a frase do cardiologista Leandro Ioschpe Zimerman, presidente do Congresso Brasileiro de Cardiologia, porque ela diz tudo. E explica por que participo, desde 2016, desse encontro, que é um dos mais importantes simpósios médicos do país.

No próximo dia 21, estarei em Porto Alegre, no 74º Congresso Brasileiro de Cardiologia, para falar sobre comida de verdade e a importância de cozinhar. Afinal, o único caminho garantido para se ter uma alimentação saudável passa pela cozinha de casa.

Porto Alegre: dia 20 tem lançamento do meu livro. Clique para ver informações

Cuidar da saúde vai muito além da reparação de danos. “Já passou a época em que se pensava num tratamento como se ele fosse, basicamente, remédios e cirurgia”, diz o dr. Leandro. “Cada vez mais, a gente sabe que a questão da prevenção é extremamente importante.”

Prevenção significa investir em hábitos saudáveis, com um cardápio balanceado e atividades físicas no topo da lista. “Se a gente tem como prevenir milhões e milhões de doenças fazendo esses ajustes, não tem como deixar de falar de alimentação saudável numa conferência de cardiologia”, diz o médico.

Pois, então, lá vou eu ao encontro dos médicos para falar sobre a importância de cozinhar. (Aqui entre nós, que responsabilidade!)

A má alimentação é um problema mundial de saúde. Diferentemente do que ocorria décadas atrás, a grande questão hoje não é a desnutrição e, sim, a obesidade – e os males relacionados a ela, como diabetes e doenças cardiovasculares. No mundo todo, os índices de obesidade aumentaram à medida que a população foi deixando a comida de verdade de lado para consumir mais produtos ultraprocessados, cheios de aditivos químicos.

"Se a gente tem como prevenir milhões e milhões de doenças fazendo esses ajustes, não tem como deixar de falar de alimentação saudável numa conferência de cardiologia”
Dr. Leandro Ioschpe Zimerman, presidente do Congresso Brasileiro de Cardiologia

Não adianta excluir nutrientes e inventar novas dietas, que acabam criando uma relação de guerra com a comida. É preciso frear o avanço dos ultraprocessados e estimular a população a valorizar o padrão tradicional alimentar do país — no nosso caso, simbolizado pelo arroz com feijão.

O Panelinha e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) têm uma parceria desde 2016. Para nós, é muito bacana ter o respaldo de uma entidade médica respeitada nos nossos projetos, como o Curso Comida de Verdade, no YouTube, e a coleção de livros Já pra Cozinha. Do lado de lá, a SBC pode contar com o Panelinha para divulgar o conceito de alimentação saudável de um jeito descomplicado e gostoso. É disso que a gente fala aqui e é disso que vou tratar no congresso. Afinal, comer bem é bom até para o coração.