Conheça a chef Aline Guedes

Conheça a chef Aline Guedes
Compartilhe

Por Rita Lobo - 10 de outubro de 2021


Dá para dizer que preparar cuscuz paulista foi um pretexto para convidar a Aline Guedes para vir cozinhar comigo. Fazia um tempão que eu queria conhecê-la. Torci muito por ela quando ela foi pro Mestre do Sabor, mas eu já tava de olho no trabalho da Aline Guedes bem antes... Ela já contou a história dela aqui no Panelinha, no projeto #VozesNegrasImportam.

Leia aqui: #VozesNegrasImportam - Aline Guedes

Ela é chef, professora e pesquisadora sobre comida brasileira e tem um trabalho muito legal sobre os hábitos alimentares nos quilombos. Além de mostrar o preparo do cuscuz paulista de camarão, que aprendeu com a mãe, ela também apresentou uma receita de bolinho de inhame que é genial: a própria goma do inhame dá a liga, não precisa adicionar farinha nem ovo. Essa receita ela aprendeu em seus estudos nos quilombos remanescentes.

Tudo sobre cuscuz

Cozinha Prática Novos Ares

A história da Aline é a de muitos jovens profissionais negros, que foram os primeiros a ocupar espaços antes apenas frequentados por pessoas brancas. Ouvi-la contar sobre os primeiros anos da faculdade e as especulações dos colegas sobre sua presença ali é uma dura lição sobre o racismo das pessoas que não se dizem racistas. Assim como é emocionante ver a força e a determinação que a moveram a encontrar um espaço próprio e descobrir uma ancestralidade até então apagada pela história.

Aline, foi demais finalmente conhecer você ao vivo. Sigo aqui acompanhando seu trabalho com admiração.

Se você também quer acompanhar o trabalho da chef, siga o perfil da Aline Guedes no Instagram.