Conheça a chef Ana Soares

Conheça a chef Ana Soares
Compartilhe

Por Rita Lobo - 27 de outubro de 2021


A Ana Soares é dona do Mesa 3, uma fábrica de massas artesanais que existe há 25 anos. Ela faz isso tão bem que virou a fornecedora de muitos restaurantes do país. Convidei a Ana para mostrar como preparar a massa, os diferentes cortes e modelagens, os molhos, e até a lógica pra preparar os vários tipos de recheio.

Tudo sobre massa recheada

Cozinha Prática Novos Ares

Além de ser uma chef incrível, que criou o próprio negócio, ela também já fez muita consultoria pra criar cardápios para restaurantes. E lugares com perfis super diferentes. Ela consegue juntar ideias, conceitos, até sentimentos, traduzir em um cardápio, e criar receitas que comunicam tudo isso.

É por isso que eu acho que a Ana é uma contadora de histórias da gastronomia. E é claro que eu vou aproveitar toda essa criatividade da Ana para criar os pratos do programa. Formada em arquitetura, Ana me contou que enxerga cada processo, seja contruir um prato, seja construir um cardápio, como um projeto. Tudo começa em entender aonde se quer chegar, qual o objetivo. E a partir desse fim, ir encontrando a maneira de construir essa história.

É incrível observar a maneira como ela constrói esse pensamento. A cada detalhe do processo, Ana enxerga as múltiplas possbilidades, os caminhos que levam a diferentes resultados. Foi essa habilidade de contar diferentes histórias a partir da comida que inspirou a criação as receitas – e mesas – do episódio: um ravióli com recheio de ricota e molho de tomate, mais clássico, e um ravióli plin de carne assada com molho de limão, mais contemporâneo.