Conheça Luiz Américo Camargo

Conheça Luiz Américo Camargo
Compartilhe

Por Rita Lobo - 02 de novembro de 2021


Muito antes da pãodemia, antes mesmo da explosão de padarias artesanais que preparam pão de fermento natural, caiu farinha no pé do Luiz Américo Camargo. Não conhece essa expressão? Aprendi com ele. A frase inteira é: "Caiu farinha no pé, dançou". E serve pra descrever o comportamento padrão das pessoas que tomam gosto por fazer pão.

Tudo sobre pão

Cozinha Prática Novos Ares

Acontece que o Luiz tem essa combinação de doses iguais de nerdice e obsessão que é peculiar da turma que entra na cozinha com muita curiosidade. Ele pesquisou tanto que virou um especialista em panificação caseira. Dá para dizer que ele é um pioneiro no assunto no Brasil e que seus livros e cursos formaram muitos dos padeiros que hoje vendem pães incríveis por todo o país.

Tenho muito orgulho de dizer que os dois livros sobre pães do Luiz foram publicados pela Editora Panelinha. Pão Nosso é o livro que ensina o passo a passo do fermento natural e como preparar pães de fermentação natural. Direto ao Pão foca em receitas com fermento biológico seco instantâneo, em pães mais rápidos.

A experiência de tantas fornadas também fez do Luiz um especialista em técnicas de como encaixar o pão no dia a dia de uma pessoa que faz outras coisas (além de panificar). Ele conta um pouco dessas estratégias, que estão também em seus livros, no espisódio Cozinha Prática: Pão.

Olha, já preparamos muitos pães juntos. Inclusive, muito antes da pãodemia, o Luiz passou um sábado inesquecível com a gente lá no Estúdio Panelinha ensinando todos da equipe (todos mesmo, não só a turma da cozinha) as mesmas receitas que vamos mostrar no episódio que vai ao ar. Caiu farinha no pé de todo mundo! E estamos todos por aqui torcendo que caia farinha no pé de todo mundo que assistir a esse episódio.

Cozinha Prática vai ao ar às 21h.